Juiz Guilherme Feliciano ministra curso sobre Direito Penal e Processual aplicados à Justiça do Trabalho

Publicado em: 26/09/2014
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Juiz Guilherme Feliciano, titular da 1ª VT de Taubaté, São Paulo

Juiz Guilherme Feliciano, titular da 1ª VT de Taubaté, São Paulo

O TRT Goiás, por meio da Escola Judicial, promove nesta sexta-feira, 26/9, o curso sobre Direito Penal e Processual aplicados à Justiça do Trabalho, com a duração de 6 horas. O curso, que acontece no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia, é destinado a magistrados e servidores do Tribunal. O objetivo é promover o estudo dos impactos provenientes da aplicação do Direito Penal e Processual na Justiça do Trabalho, além de desenvolver habilidades pertinentes à aplicação prática de tais conteúdos.

O conteúdo programático do curso contempla temas como “O juiz do trabalho e a dimensão jurídico-penal: prolegômenos”; “As funções penais periféricas da Magistratura do Trabalho, art. 40 CPP, prisão em flagrante delito”, “Competência penal da Justiça do Trabalho” e “O Direito Penal do Trabalho. Dos crimes em espécie. Trabalho escravo. Prostituição infanto-juvenil”.

Imagem 017O palestrante do curso, Guilherme Guimarães Feliciano, é juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté/SP. Ele é doutor em Direito Penal e Livre-Docente em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Na abertura do curso, ele esclareceu que o papel do juiz do Trabalho é fundamental naquilo que se apresentar no dia a dia da VT em matéria criminal, o que segundo ele não é raro, e tem alguns tribunais em que casos de crimes nas audiências é recorrente. “O juiz tem que ter sangue frio e ter conhecimento do que deve ser feito quando ocorrer crimes na audiência”, afirmou. Ele também destacou a importância da PEC 327/2009, em trâmite no Congresso Nacional, que dispõe sobre a atribuição de competência penal à Justiça do Trabalho. “Assim teremos recuperado a dignidade que nos foi tirada ao longo dos anos”, comentou.

Lídia Neves 
Núcleo de Comunicação Social

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br