


Reconhecida como a maior produtora de milho do Brasil, a cidade de Jataí, no sudoeste goiano, será contemplada com uma nova sede da Justiça do Trabalho. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), desembargador Geraldo Nascimento, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da nova unidade judiciária, realizada na tarde desta segunda-feira, 18/11. A expectativa é que a obra seja entregue no aniversário de 130 anos da cidade de Jataí, em maio de 2026.
A nova sede será construída no mesmo lote onde funciona atualmente a Vara do Trabalho de Jataí, no Setor Maximiliano Peres, sem alteração de endereço. O terreno de 1.944,48 m² abrigará um prédio moderno, com 738,37 m² de área construída, projetado para atender a todos os padrões de acessibilidade e sustentabilidade exigidos pelo Poder Judiciário. Entre os diferenciais, o espaço contará com brinquedoteca e sala de amamentação, garantindo um ambiente mais acolhedor para as famílias.
O anúncio foi comemorado pela advocacia. Para a conselheira da OAB-GO, Layla Oliveira, que representou o presidente Rafael Lara na solenidade, o novo prédio simboliza a excelência no atendimento da Justiça, “com eficácia, modernidade e humanidade”. Ela destacou que as novas instalações oferecerão um atendimento mais humanizado, especialmente para advogados, advogadas e partes que precisam se deslocar com bebês ou crianças até a unidade.
O presidente da OAB-Jataí, advogado Tiago Setti, destacou a importância da obra para a região. “Depois de quase 30 anos no mesmo prédio, mesmo com reformas, era evidente a necessidade de uma estrutura completamente nova. Essa construção reafirma a atenção que o Tribunal dedica ao interior, oferecendo melhores condições de trabalho e atendimento,” afirmou.
A juíza titular da Vara do Trabalho de Jataí, Fernanda Ferreira, ressaltou que a obra reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a comunidade jurídica e possibilitará uma melhora no atendimento à população.
O projeto arquitetônico da nova sede já foi concluído, e o projeto executivo, que contempla estruturas e sistemas elétrico e hidráulico, está em fase de elaboração. Após sua finalização, o documento será submetido à aprovação da Prefeitura de Jataí para obtenção do alvará de construção.
A Divisão de Engenharia do TRT-GO informa que a obra seguirá as especificações técnicas da Resolução 70/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O investimento está estimado em R$ 1,7 milhão e o início da construção está previsto para os primeiros meses de 2025.
Participaram da solenidade o vice-presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, o procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano Lopes, o diretor-geral Álvaro Resende, e o secretário-geral da presidência, Humberto Ayres, além de servidores e representantes da advocacia local.
Acesse aqui a galeria de fotos do evento.
Acesse aqui as imagens do projeto arquitetônico da nova sede da VT de Jataí.
LB/LN
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br