


Na tarde de quarta-feira (5/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) recebeu a visita de cerca de 30 alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Simbios, de Goiânia. Acompanhados pela professora Keyla Silva, os estudantes conheceram dois projetos de sustentabilidade em atividade no Tribunal: coleta seletiva para reciclagem e uso de energia fotovoltaica.
Recebidos pela diretora da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-18, Lara Barros, os alunos assistiram a duas palestras no auditório Villa Boa. Na ocasião, os estudantes assistiram a palestra da diretora sobre o tema “Coleta seletiva e reciclagem no TRT” e, em seguida, aprenderam sobre “Energia fotovoltaica no TRT” em conversa com Paulo Henrique Lima, engenheiro elétrico do tribunal.
Os alunos também participaram e fizeram exposições sobre temas relacionados à sustentabilidade, com ênfase em propostas para reduzir o impacto do lixo no planeta, e distribuíram papéis sementes e mudas de plantas para todos os presentes.
Em seguida, o grupo fez uma visita técnica ao sistema de placas fotovoltaicas instaladas no terraço do edifício Ialba-Luza, guiada pelo servidor e engenheiro Paulo Henrique. Ele explicou o funcionamento do sistema e destacou as vantagens e benefícios do processo. “O sistema é sustentável, econômico, de instalação simples e rápida, não polui e traz retorno financeiro”, destacou.
Para os alunos, a visita ampliou horizontes. “Eu achei muito interessante. Aprendi muita coisa com a palestra, por exemplo, sobre os tipos de separação de lixo e os diferentes tipos de reciclagem. Também achei bastante interessante conhecer o sistema de energia solar. Acho que é um grande investimento que a gente pode fazer, que é bastante sustentável”, afirmou a estudante Natália Rodrigues. Foi a primeira vez que ela visitou o TRT-18.
O aluno Felipe Gomes disse ter gostado da visita e ficado surpreso com o sistema de energia fotovoltaica: “Eu não esperava que fosse desse jeito. É gigantesco, é maravilhoso isso daqui. É um trabalho digno. Eu gosto muito dos trabalhos na sustentabilidade. E principalmente a plantinha, eu vou cuidar dela o tempo todo”, afirmou.
A professora Keyla Silva, responsável pelas aulas de Sustentabilidade no Colégio Simbios, elogiou a implantação das placas no TRT-18. “Dentro do contexto em que estamos vivendo, eu acredito que a temática sustentabilidade é essencial para que a gente consiga ter uma projeção de um mundo melhor, mais humano, sustentável, equilibrado”, finalizou.
TM/JA/LN
Comunicação Social/TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br