Estudantes de Direito da Faculdade Anhanguera de Anápolis conhecem de perto a prática jurídica no TRT-GO

Publicado em: 04/09/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
imagem mostra o presidente do TRT-GO junto com alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Anápolis

Visita ao gabinete da Presidência do TRT-GO  fez parte do roteiro de visita dos estudantes

Alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Anápolis participaram de uma visita guiada ao Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) na manhã desta quinta-feira (4/9). O grupo percorreu diversos setores da instituição, acompanhado da coordenadora do curso, professora Fabiane Marinho, e da professora de Direito do Trabalho, Patrícia Ribeiro, para conhecer de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho

O roteiro incluiu passagens pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), pelo Centro de Memória, pela Presidência do Tribunal, pela Terceira Turma, pela exposição sobre as trabalhadoras domésticas, pela Ouvidoria e pela área de Tecnologia da Informação.

imagem mostra alunos do curso de Direito com o desembargador Elvecio Moura

Durante a visita, os estudantes assistiram a uma sessão de julgamento da 3ª Turma

Durante a recepção, o presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, destacou a importância da dedicação e da perseverança para quem deseja seguir carreira jurídica. “O direito expande a mente e permite conexões. E uma mente que se expande jamais volta ao tamanho original. O futuro é fruto dos dons que Deus lhes deu e do seu esforço para desenvolvê-los. É preciso se dedicar ao estudo com perseverança e disciplina”, afirmou. 

Eugênio Cesário também falou aos alunos das diversas possibilidades de atuação na Justiça do Trabalho, seja como advogados, servidores de carreira ou magistratura. Ele ressaltou que o advogado é essencial à administração da Justiça, sendo o primeiro a analisar cada causa e a orientar o cliente sobre a melhor estratégia, seja por meio de um acordo ou de uma ação judicial. Ao final, ele incentivou os alunos a perseverarem nos estudos com dedicação e deixou o que ele considera duas palavras mágicas que podem mudar a realidade: “Perseverança e disciplina podem mudar qualquer mundo”.

imagem mostra professoras da Faculdade Anhanguera de Anápolis

Professora de Direito do Trabalho Patrícia Ribeiro (à esq.) e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Anápolis, Fabiane Marinho (à dir.)

A coordenadora do curso, professora Fabiane Marinho, ressaltou o impacto da experiência para os estudantes. “A visita traz a teoria à prática. Eles puderam acompanhar audiências, entender como funciona a Justiça do Trabalho e ouvir uma palavra de motivação do presidente. Foi um momento de grande enriquecimento acadêmico”, avaliou.

Já a professora de Direito do Trabalho e Previdenciário, Patrícia Ribeiro, destacou que essa visita ao TRT permite aos alunos verem na prática aquilo que estudam na teoria. “Nossa ideia é tornar o direito real e próximo, tirá-lo dos livros e trazer para a realidade. Eles puderam visualizar uma audiência, um acordo acontecendo, e isso materializa o que ensinamos em sala”, explicou. “Nós transmitimos a vocês o que sabemos, mas o suor e as lágrimas são de vocês”, disse aos alunos.

Os acadêmicos também compartilharam suas impressões sobre a visita. Para a aluna Maria Caldeira, do segundo período, a visita foi marcante: “A curiosidade foi muito grande, e conhecer tudo pessoalmente está sendo maravilhoso. É a nossa primeira visita e já trouxe muito aprendizado.” O colega Cauã Monteiro, também do segundo período, reforçou o entusiasmo. “A palestra do presidente foi ótima, trouxe incentivo e ajudou a reforçar o foco no curso. As instalações do tribunal são excelentes”, disse o jovem.

imagem mostra um estudante de direito jovem

Cauã Monteiro, que está no segundo período do curso, visitou o TRT-GO pela primeira vez

Ao final, a professora e a coordenadora entregaram ao presidente uma carta de agradecimento, em nome da Faculdade Anhanguera de Anápolis. “A oportunidade de vivenciar de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho, compreender a dinâmica processual e observar a atuação dos magistrados e servidores foi de valor inestimável para a formação acadêmica e profissional de nossos estudantes. Momentos como este transcendem a teoria ensinada em sala de aula, proporcionando uma perspectiva prática fundamental para o desenvolvimento de futuros juristas”, diz trecho da carta.

A iniciativa faz parte do compromisso do TRT-GO de aproximar estudantes do ambiente jurídico e contribuir para a formação de futuros profissionais do Direito. 

Faculdades interessadas em trazer alunos para visitar o TRT-GO podem entrar em contato com o Centro de Memória pelo e-mail memoria@trt18.jus.br.
Para ver mais fotos da visita, clique aqui.

LN/WF/JA

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br