O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Fórum Trabalhista de Aparecida de Goiânia homologou nesta quarta-feira (10/9) um acordo que garantiu a um trabalhador o recebimento de aproximadamente R$ 78 mil, incluindo verbas rescisórias e o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retroativo desde janeiro de 2015, acrescido da multa de 40%.
A audiência, realizada por videoconferência, foi conduzida pela juíza do Trabalho Nara Kaadi com o apoio do conciliador Lucas Gabriel Fonseca. O trabalhador compareceu sem advogado, pois havia buscado a Justiça do Trabalho por meio do setor de Atermação Verbal, utilizando um direito previsto na CLT que permite ao cidadão ajuizar a ação trabalhista sem o auxílio de um advogado.
O trabalhador buscou a Justiça do Trabalho alegando que a empresa vinha descumprindo obrigações contratuais, especialmente pela ausência de depósitos regulares do FGTS e pelo recolhimento parcial das contribuições previdenciárias. Diante dessa situação, procurou o setor de Atermação Verbal e iniciou uma ação trabalhista pedindo o reconhecimento da rescisão indireta do contrato de trabalho e a condenação da empresa ao pagamento das verbas rescisórias devidas. O trabalhador atuava na empresa desde 2001.
Na audiência inicial, as partes decidiram fechar um acordo. A empresa, que atua no ramo de engenharia em Aparecida de Goiânia, reconheceu a dispensa sem justa causa e se comprometeu a pagar ao ex-empregado verbas rescisórias, além do valor integral do FGTS desde 2015 com a multa de 40%.
Além disso, ficou determinada a baixa do contrato na CTPS digital e a expedição de alvará judicial para liberação imediata dos valores já depositados em conta vinculada do FGTS, bem como a habilitação do trabalhador no seguro-desemprego. O processo tramitava na 1ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia.
Processo: 0001260-66.2025.5.18.0081
LN/JA/WF/JM
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br