Desembargadores Eugênio Cesário e Geraldo Nascimento passam a integrar as galerias de corregedores e presidentes do TRT-GO

Publicado em: 20/03/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Da esquerda para a direita: Juiz Platon Neto, desembargadores Wanda Ramos, Geraldo Nascimento, Iara Rios, Eugênio Cesário, Platon Filho e Welington Peixoto, juízes Eunice Castro e Cleidimar Almeida

As galerias de fotos dos corregedores e presidentes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) ganharam, na manhã desta quinta-feira (20/3), as fotos dos desembargadores Eugênio Cesário – corregedor no biênio 2023/2025 – e Geraldo Nascimento – presidente no mesmo período. As galerias são organizadas pelo Centro de Memória Juiz Paulo Fleury da Silva e Souza e estão localizadas no corredor de acesso à Corregedoria Regional e na recepção da Presidência.

Durante a solenidade de descerramento das fotos, iniciada na Corregedoria, o juiz auxiliar da Presidência, Platon Teixeira Neto, destacou a dedicação do desembargador Eugênio Cesário à frente da Corregedoria no último biênio, ressaltando os avanços obtidos na gestão. “O desembargador Eugênio deixa um legado inegável e o resultado foi visível, quando se comparam as correições do primeiro ano com as do segundo e notou-se nitidamente uma melhora dos prazos e dos serviços”, disse.

Juiz Platon Neto

Um dos destaques mencionados pelo juiz foi a Portaria 1.808/2023, que trata do prazo médio ideal e que foi incorporada ao Provimento Geral Consolidado como referência na busca pela melhoria e agilidade na prestação de serviços. “A Corregedoria não tem apenas um papel fiscalizador, mas, sobretudo, o de guiar, orientar, promover a ética e buscar a melhoria dos atendimentos prestados e dos procedimentos”, afirmou Platon Neto.

Ele também enfatizou a importância do trabalho colaborativo dos juízes auxiliares, que atuam no apoio, na orientação e no assessoramento das atividades da Corregedoria, contribuindo diretamente para os resultados alcançados. “Neste momento de celebração, não posso deixar de externar minha gratidão e minha satisfação por ter sido coadjuvante e por ter participado dessa bela história”, ressaltou.

Perpetuar a memória

Desembargadora Iara Rios

Atual corregedora do TRT-GO, a desembargadora Iara Rios disse que a aposição da foto do desembargador Eugênio Cesário na galeria dos corregedores representa uma merecida homenagem do tribunal à dedicação de seu antecessor à frente da Corregedoria. “Além de reconhecer os brilhantes serviços prestados, esta cerimônia também faz perpetuar para as futuras gerações a memória da nossa instituição, da qual Vossa Excelência já é um protagonista destacado”, ressaltou. Ela acrescentou que a afixação da foto simboliza, especialmente para ela, a importância da contribuição do desembargador para a história da Corregedoria e do tribunal.

Desafios e conquistas

Desembargador Eugênio Cesário

Ao discursar, o desembargador Eugênio Cesário, atual presidente do TRT-GO, lembrou dos enormes desafios que encontrou ao assumir o cargo de corregedor e das conquistas alcançadas, como a reestruturação de cargos da Divisão de Magistrados e da Corregedoria. Ele citou a responsabilidade dos agentes públicos, dizendo que o cargo de corregedor carrega consigo uma imensa responsabilidade. “Este tribunal é o que é por esse órgão essencial no seu sistema”, afirmou referindo-se à Corregedoria, cuja função é acumulada com o cargo de vice-presidente. “Por aqui passa toda revisão, toda análise e a relatoria nata e exclusiva de tudo o que é matéria administrativa deste tribunal. Tem muita responsabilidade aqui dentro, cumulado com a atividade jurisdicional”, explicou.

Eugênio Cesário emocionou-se ao ver sua foto na galeria e agradeceu a todos os que trabalharam com ele durante o exercício dos cargos de corregedor e vice-presidente do TRT-GO. “Meu agradecimento aos que comigo andam e entendem o propósito dos desafios que lanço”, finalizou.

Galeria de presidentes

Juíza Eunice Castro

No segundo momento da solenidade, os homenageados e os demais participantes do evento se reuniram na recepção da Presidência, onde fica a galeria de presidentes. A primeira a discursar foi a juíza Eunice Castro, que exerceu o cargo de juíza auxiliar da Presidência no biênio 2023/2025.

Ela prestou homenagem ao desembargador Geraldo Nascimento, destacando sua trajetória e a oportunidade de ter atuado ao seu lado na Vice-Presidência e na Presidência do Tribunal. Eunice Castro ressaltou o privilégio de ter sido a primeira mulher a ocupar essas funções no TRT, agradeceu à equipe de gestão e desejou êxito à nova administração. “Foi uma honra ser a primeira mulher a ocupar tais funções em nosso Tribunal, algo que me enche de orgulho”, afirmou.

Ao final da fala, Eunice Castro desejou sucesso ao desembargador Geraldo em sua nova fase, prestes à aposentadoria, e reconheceu sua contribuição ao Judiciário. “Sua trajetória de dedicação e compromisso certamente deixa um legado inspirador e tenho certeza de que continuará contribuindo para a sociedade de muitas outras formas”, declarou.

Legado de boas práticas

Juiz Cleidimar Almeida

O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18), juiz Cleidimar Almeida, discursou na sequência. Para ele, a aposição da foto do desembargador Geraldo Nascimento na galeria de presidentes do tribunal coroa uma administração que deixou um legado de boas práticas. Ele destacou a simplicidade, a humildade, a pontualidade, o senso de humor e a disposição para ouvir do desembargador Geraldo como características que o impressionaram.

“Vossa Excelência nunca esqueceu que, por trás de cada magistrado, de cada servidor tem um cidadão, tem um pai de família. Isso é muito importante quando se trata de coisa pública. A coisa pública não é só servir, a coisa pública é reconhecer que por trás de quem está servindo também tem um ser humano. Por isso, em nome de todos os juízes, eu agradeço muito à administração de Vossa Excelência”, frisou Cleidimar Almeida.

Dedicação à Justiça do Trabalho

Desembargador Geraldo Nascimento

O desembargador Geraldo Nascimento ressaltou o orgulho em participar do descerramento de sua fotografia na galeria de ex-presidentes. “Minha alegria é imensa com a perpetuação de minha fotografia e, porque não dizer, da minha pessoa. Afinal, é o desembargador Geraldo que ali está em fotografia”, brincou.

Ele afirmou que não se trata de um mero quadro, mas simboliza uma vida dedicada exclusivamente à Justiça do Trabalho. “Foram 33 anos de serviço! Nessa fotografia está alguém que proferiu milhares de decisões judiciais, mas nunca reclamou de serviço, nem das condições de trabalho”, concluiu.

Admiração e respeito

A solenidade foi encerrada pelo presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário. Ele ressaltou sua amizade e consideração ímpar pelo desembargador Geraldo Nascimento, com quem atuou também na Primeira Turma do tribunal. O presidente destacou ainda o intelecto ímpar, a formação e o espírito leve do antecessor, com quem todos têm um convívio agradável. “Esse retrato aí adensa toda essa pessoa que o senhor é e que significou para o nosso tribunal”, frisou ao se dirigir ao ex-presidente.

Ele registrou sua profunda admiração e respeito por Geraldo Nascimento, desejando a ele que a aposentadoria seja um momento com muita alegria, felicidade e harmonia. “Que o senhor encontre as coisas mais belas da sua vida neste momento, doravante”, finalizou Eugênio Cesário.

Veja a galeria de fotos do evento.

FV/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br