No dia 29 de junho, o desembargador-corregedor Geraldo Nascimento realizou correição na Vara do Trabalho de Goiás analisando o trabalho desenvolvido pela unidade no período entre outubro de 2021 e maio de 2022. O corregedor classificou como ótimo o desempenho da VT de Goiás e parabenizou os magistrados e servidores da unidade.
A ata da correição mostrou que, em 2021, a VT cumpriu as quatro metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Judiciário Trabalhista com os seguintes índices: Meta 1 – julgar mais processos que os distribuídos – 106,7%; Meta 2 – julgar processos mais antigos – 106,5%; Meta 3 – estimular a conciliação – 175,1%; Meta 5 – reduzir a taxa de congestionamento – 121,4%. Em 2022, a VT de Goiás cumpriu integralmente a Meta 2 com percentual de 107%, enquanto as outras três metas foram cumpridas no período analisado, sendo a Meta 1 com 102,8%, a Meta 3 com 221,5% e a Meta 5 com 121,8%.
O corregedor parabenizou os magistrados e servidores lotados na Secretaria da Vara pela diligente atuação no Projeto Garimpo, registrando que a unidade analisou todos os processos indicados no Ofício Circular 23/2019. O Projeto Garimpo tem como objetivo identificar valores existentes em contas judiciais vinculadas a processos arquivados definitivamente e realizar os pagamentos devidos após a identificação dos beneficiários.

Desembargador Geraldo Nascimento com o presidente da Subseção da OAB de Goiás, Murillo de Oliveira Dantas, e o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção da OAB de Goiás, Sebastião Prudente de Oliveira Neto
Durante a correição, o desembargador Geraldo Nascimento recebeu a visita do presidente da Subseção da OAB de Goiás, Murillo de Oliveira Dantas, e do presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção da OAB de Goiás, Sebastião Prudente de Oliveira Neto. Eles elogiaram os trabalhos desempenhados pela VT de Goiás, enalteceram o empenho do juízo na solução dos conflitos pela via conciliatória e informaram que mesmo durante o período de pandemia o atendimento prestado pelo juízo se mostrou eficiente.
De acordo com o relatório mais recente do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), a Vara do Trabalho de Goiás está em 6º lugar, entre 552 Varas do Trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; e 1º lugar entre 12 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.
Por conferir agilidade à fase de execução, bem como dar efetividade ao princípio da duração razoável do processo, o desembargador-corregedor recomendou aos magistrados da VT de Goiás a prolação de sentenças líquidas, conforme Recomendação nº 4 da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (GCGJT). Outra sugestão é que a unidade inclua na rotina da Secretaria da Vara a pesquisa na ferramenta SIVI.
A Vara do Trabalho de Goiás atende aos municípios de Araguapaz, Aruanã, Britânia, Buriti de Goiás, Faina, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itapirapuã, Jussara, Matrinchã, Mossâmedes, Mozarlândia, Novo Brasil, Sanclerlândia e Santa Fé de Goiás.
Para ler a ata correicional na íntegra, clique aqui.
Comunicação Social/TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br