


O desembargador-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), Geraldo Nascimento, concluiu as atividades de correição nas unidades judiciárias de Itumbiara/GO. A avaliação apontou o cumprimento de 3 das 4 metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelas Varas do Trabalho do Foro. A análise de dados também indicou boa atuação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc) da cidade.
Desembargador Eugênio Rosa e o assessor Fábio Borges Júnior acompanharam a correição na 1ª VT de Itumbiara
A correição foi acompanhada do desembargador Eugênio Rosa, que assumirá as funções inerentes à Corregedoria Regional no próximo biênio, do seu ae dos assessores
Durante os trabalhos correicionais, o presidente da Ordem dos Advogados em Goiás – subseção Itumbiara, Breno Borges, enviou mensagem ao corregedor para enaltecer os trabalhos desempenhados pelas Varas do Trabalho de Itumbiara e destacar o atendimento cordial dos magistrados e servidores dispensado aos advogados.
No ano de 2021, a unidade cumpriu as metas 1, 2 e 5 do CNJ. Os percentuais apontados na correição foram: meta 1 – julgar mais processos que os distribuídos: 113,1%; meta 2 – julgar processos mais antigos: 105,9%; meta 5 – reduzir a taxa de congestionamento: 107,7%.
Os números projetados para 2022, avaliando indicadores de janeiro a julho, apontam o cumprimento das 4 metas avaliadas pelo Conselho. Nos seis primeiros meses do ano, a unidade tem os seguintes percentuais de atingimento: meta 1 – 100%; meta 2 – 105,5%; meta 3 – 114,9% e meta 5 – 137,5%.
No comparativo do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), a 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara ocupa o 158º lugar entre 488 Varas do Trabalho do país com a mesma movimentação processual; 8º lugar entre 12 Varas do Trabalho similares na Região e o 2º lugar entre as 2 Varas do Trabalho de Itumbiara.
Equipe da 2ª VT de Itumbiara recebendo o desembargador-corregedor Geraldo Nascimento e o diretor Marcelo Marques
A 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara, no ano de 2021, também alcançou 3 das 4 metas do CNJ. No que se refere ao julgamento de mais processos que os distribuídos (meta 1), o percentual alcançado foi 114,9%. Quanto ao julgamento de processos mais antigos (meta 2), o percentual atingido foi 104,2%. Na meta 3, que avalia o estímulo à conciliação, a unidade atingiu 82,2% e, por fim, na meta 5, que trata da redução da taxa de congestionamento, a Vara alcançou o percentual de 104,3%.
Nas projeções de 2022, considerando os números até o mês de julho, a unidade se apresenta com cumprimento das 4 metas do CNJ. Os índices da projeção apontam os percentuais de 100%, 102,7%, 141,7% e 131,8% para as metas 1, 2, 3 e 5, respectivamente.
Na comparação do IGest, a unidade judiciária está em 119º lugar entre 488 Varas do Trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; 7º lugar entre 12 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual; e 1º lugar entre as 2 Varas do Trabalho de Itumbiara.
Na avaliação do desembargador-corregedor, as atividades afetas ao Cejusc de Itumbiara estão sendo bem desempenhadas pelos magistrados do Foro Trabalhista e pela equipe de servidores da unidade.
Segundo a ata da correição, a equipe trabalha observando os prazos legais e os normativos que regem o seu funcionamento com comprometimento e operosidade no desempenho de suas atividades.
Geraldo Nascimento destacou a importância do Cejusc como mecanismo de solução dos litígios trabalhistas de forma célere e menos onerosa para os jurisdicionados.
As Varas do Trabalho de Itumbiara possuem jurisdição sobre os municípios de Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada e Itumbiara (sede da Jurisdição).
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Itumbiara tem pouco mais de 106 mil habitantes. A cidade é o portal de entrada para a região Sudeste, sendo o município considerado o maior exportador do Estado, desempenhando importante papel no escoamento da produção agrícola do Sudoeste Goiano.
Segundo as estatísticas do Cadastro Central de Empresas, referentes ao exercício de 2020, o município possui 3.744 empresas instaladas atuantes, com pessoal ocupado assalariado da ordem de 26.969 pessoas. Cerca de 96% da população vive na área urbana do município.
Acesse abaixo as atas das correições na íntegra.
Ata Correição 2022 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara
Ata Correição 2022 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara
Ata Correição 2022 Cejusc Itumbiara
JA/RR/WF
Comunicação Social TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br