
Fachada da sede atual da VT de Jataí /GO. Em breve, a unidade receberá novas instalações
O Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região (TRT-GO) concluiu na última quinta-feira, 21 de agosto, a correição ordinária da Vara do Trabalho de Jataí e o maior destaque foi o cumprimento de todas as metas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano de 2024. Os trabalhos foram conduzidos pela desembargadora corregedora, Iara Teixeira Rios, auxiliada pelo diretor de secretaria da Corregedoria Regional, Marcelo Marques.
Em razão do novo modelo de correição integrada, também participaram da correição os seguintes servidores: Fernando Barreto, da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica; Rafael Ramos, da Secretaria de Governança de Dados; e as representantes da Secretaria de Saúde, Marina Cançado e Rosane Lima. Toda a equipe foi recepcionada pelo novo juiz titular Eduardo Nascimento e pelo atual diretor de secretaria, Gilberto Mendes.
O maior destaque positivo da correição é referente às metas do CNJ. No exercício de 2024, a Vara do Trabalho de Jataí atingiu todas as metas determinadas pelo Conselho. Veja no quadro abaixo:
| Meta 1 | Julgar mais processos que os distribuídos | 100% |
| Meta 2 | Julgar processos mais antigos | 100% |
| Meta 3 | Estimular a conciliação | 102,2% |
| Meta 5 | Reduzir a taxa de congestionamento | 100,2% |

Desembargadora Iara Rios com o novo titular da VT, juiz Eduardo Nascimento, e advogados que atuam na jurisdição
Com base nos resultados parciais apurados entre janeiro e junho de 2025, os números também são positivos: nas metas 1, 2 e 5, a unidade apresenta 100% de atingimento no período e na meta 3, o valor atingido até o mês de junho é de 98,1%.
Segundo os dados estatísticos extraídos do sistema e-Gestão, o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional (do ajuizamento até a solução do processo), que era de 81 dias em 2023, aumentou, em 2024, chegando a 117 dias, e, em 2025 (até o mês de junho), passou para 130 dias. A desembargadora corregedora, a par de reconhecer o esforço demonstrado pelos magistrados que atuaram na unidade, na busca de uma prestação jurisdicional mais célere, recomendou a continuidade das medidas adotadas até a adequação do aludido prazo médio à meta regional, de 120 dias. Determinou também total prioridade de tramitação aos processos dos anos de 2017 e 2021, que aparecem como pendentes de julgamento no sistema e-Gestão.
Ao final da correição, foram expedidas recomendações voltadas ao aprimoramento da gestão da unidade. A corregedora ressaltou a dedicação da equipe local e incentivou a continuidade das boas práticas já adotadas.
Para a conclusão da correição, foram realizadas audiências públicas na capital e na cidade de Jataí. Na capital, a corregedora recebeu os advogados Jerônimo José Batista, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/GO; Valéria Gonçalves da Silva Anastácio, secretária-geral da Comissão de Direito Sindical da OAB/GO; Andrezza Rodart Ramos, secretária-geral da Cedet, e Anderson Barros e Silva, Diretor de Prerrogativas da Agatra. Na oportunidade, relataram não ter recebido críticas ou reclamações sobre os trabalhos desempenhados pela unidade correicionada, atestando a regularidade dos serviços prestados.
Já na audiência realizada em Jataí, compareceram os seguintes advogados: Tiago Setti, presidente da Subseção da OAB de Jataí, Lorrane Ibrahim, Gregório de Castro, Sirlene Moreira Fidelis, Rogério Moreira Fidelis, Pedro Henrique Naves Ferreira, Rafael Silva dos Santos e Alessandra Alves da Silva. Na oportunidade, falaram sobre as peculiaridades da região, elogiaram a presteza e cordialidade da equipe local, além de registrar demandas dos profissionais que atuam na jurisdição.
Jataí está a 320 km de Goiânia, na região sudoeste goiana. Além do município-sede da jurisdição, a Vara do Trabalho de Jataí atua nos municípios de Aparecida do Rio Doce, Aporé e Serranópolis. Jataí é um dos maiores produtores de soja do Estado e também referência nacional na produção de milho. A população estimada do município em 2024, segundo o IBGE, é de 110.404 pessoas. Segundo as estatísticas do Cadastro Central de Empresas, referentes ao exercício de 2022, Jataí possui 5.054 empresas atuantes, com pessoal ocupado assalariado da ordem de 22.598 pessoas, com salário médio mensal de 2,2 salários mínimos.
Leia a ata completa aqui. Você pode acessar também o calendário de correições e as atas já publicadas no site do TRT-GO, basta acessar trt18.jus.br – Institucional – Corregedoria- Documentos e Normas – Correições.
JA/LB
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br