Estão abertas as inscrições para o 29⁰ Congresso Goiano de Direito e Processo do Trabalho. O evento acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro no Auditório dos Goyazes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), em Goiânia.
O procurador do Trabalho Alpiniano do Prado Lopes será o grande homenageado desta edição do Congresso. Na abertura, no dia 12/11, será também lançada a obra coletiva “Precedentes vinculantes e novos desafios da Justiça do Trabalho”, de autoria dos associados, associadas e convidados do IGT.
A programação pode ser conferida no mesmo link para as inscrições e contará com palestras de ministros, desembargadores, juízes e advogados de vários Estados do país e debates sobre temas atuais do Direito e Processo do Trabalho.
Inscrições para o 29º Congresso Goiano de Direito e Processo do Trabalho (programação inclusa).
Para incentivar a participação no evento, o TRT-GO expediu a Portaria nº 1.265/2025, que suspendeu os prazos para prolação de sentenças e as audiências nos dias 12 a 14 de novembro aos magistrados de 1º e 2º graus que participarem do 29º Congresso Goiano de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
A medida visa incentivar a participação dos magistrados, magistradas e servidores no evento cienơfico, que será promovido pelo Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18) e com Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho no Estado de Goiás (FSST-GO).
Vale ressaltar que os servidores e magistrados possuem condições especiais para garantir a sua participação no 29º Congresso do IGT, com inscrições custeadas pelo Tribunal. Basta entrar em contato com a Ejud para ter acesso ao cupom promocional.
A palestra de encerramento desta edição do Congresso Goiano de Direito e Processo do Trabalho será proferida pelo historiador e jornalista Thiago Gomide, criador do perfil @tanahistoria. Com o título “O grande abolicionista de hoje é você”, o painel se propõe a revisitar a história da escravidão no Brasil e destacar o papel dos grandes abolicionistas — homens e mulheres que lutaram nas ruas e nos tribunais pela liberdade. Ao longo da apresentação, serão abordadas as conquistas históricas, a influência do universo jurídico nessas transformações e a importância de compreender como os ecos da escravidão ainda ressoam nos dias atuais.
A intenção é também fazer um link e destacar a trajetória profissional do homenageado, Alpiniano do Prado Lopes, que é referência na história contemporânea da luta contra a escravidão, cuja carreira inspira a reflexão sobre o papel de cada um de nós como agentes de mudança.
Neste ano, os organizadores farão também um pré-Congresso, no dia 31 de outubro de 2025, das 8h30 às 12h, também no TRT-GO. Para esse evento, já estão confirmados, como palestrantes, os ministros do TST Cláudio Mascarenhas Brandão e Delaíde Arantes, além da presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha.
As inscrições do pré-Congresso são solidárias, mediante doação de 5kg de alimentos não perecíveis ou o valor correspondente. As inscrições para o congresso são gratuitas para associados(as) ao IGT, mas somente até 30/10/2025. Magistrados e servidores do TRT-GO interessados em se inscrever para o congresso devem fazer a inscrição seguindo as instruções da matéria publicada na intranet do tribunal.
O Congresso e o pré-congresso são promovidos pelo Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18).
Inscrições para o pré-Congresso (programação inclusa).
Fonte: IGT.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br