Com palestras sobre microagressões no trabalho, inclusão e acessibilidade, TRT-18 encerra programação de eventos para discutir esses temas com a sociedade

Publicado em: 08/05/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Com os temas “Assédio, discriminação e microagressões no ambiente de trabalho” e “Boas Práticas de Acessibilidade e Inclusão”, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) encerrou a Semana de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão e a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. Durante os eventos, o tribunal desenvolveu iniciativas para dialogar sobre as possibilidades de promoção de um ambiente de trabalho saudável, envolvendo os cuidados de saúde e inclusão social.

A iniciativa atendeu à Resolução CNJ nº 450/2022, que determina que todos os tribunais sob o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) devem realizar a atividade na primeira semana de maio.

O desembargador Welington Peixoto, coordenador do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no 2º grau de jurisdição, abriu o evento e explicou que o TRT-18 tem uma política instituída para o combate e prevenção ao assédio e suas modalidades. Peixoto ressaltou que o tribunal, desde 2019, realiza eventos com o objetivo de promover a reflexão sobre o comportamento dos indivíduos e as relações de trabalho com a finalidade de transformar e propiciar o equilíbrio nas relações de trabalho.

“Sempre afirmo que nosso maior patrimônio [do TRT-18] são as pessoas que trabalham aqui”, afirmou o desembargador. Para ele, é necessário estar atento para a prevenção de condutas acintosas no ambiente laboral. O desembargador explicou que os subcomitês de prevenção e enfrentamento ao assédio estão abertos para denúncias, sendo que a unidade de apoio executivo é a Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, que pode ser contatada pelo e-mail sustentabilidade@trt18.jus.br.

Em seguida, o juiz do trabalho Fernando Rossetto, coordenador do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no 1º grau de jurisdição, recebeu a palavra e agradeceu a oportunidade reafirmando que o diálogo sobre o tema do assédio é importante. O magistrado ressaltou os pontos principais de um assédio: a reiteração e a perversidade da conduta. Rossetto explicou que o assediador tem a intenção de degradar o meio ambiente do trabalho, excluindo uma pessoa, ao ultimar a identidade de um colega de trabalho. “É um tema sério e aflige todo mundo, tanto na iniciativa privada como na pública”, concluiu.

O presidente em exercício do TRT-18, desembargador Eugênio Cesário, disse que “estamos fechando esses eventos com a ideia de estimular a sustentabilidade e a inclusão”. O desembargador explicou que a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação é um evento nacional do Poder Judiciário, com o objetivo de promover ações preventivas ao contemplar todos os trabalhadores que atuam no Judiciário, minimizando os riscos psicossociais e promovendoa saúde mental no trabalho. “Em respeito a nossa civilidade, não aceitamos mais conviver com assédio e discriminação”, frisou.

O presidente disse que o tribunal mantém a busca constante de um ambiente saudável e digno para todos com o evento e, além disso, celebra a sustentabilidade, a inclusão e a acessibilidade. Para ele, essa é a forma de pôr em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual todos os tribunais brasileiros estão engajados.

O desembargador trouxe o contexto da aprovação da Convenção 190 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), adotada pela Constituição Federal Brasileira e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), como uma ação concreta destinada a coibir, no Brasil, a violência e o assédio no meio ambiente do trabalho. Ao final, Eugênio Cesário salientou a necessidade de fazer “diferença no nosso dia a dia, respeitando o outro e amando o próximo. Que sigamos o rumo a uma sociedade mais justa, saudável e inclusiva!”. Por fim,desejou a todos e a todas um ótimo evento. 

Palestras

“Assédio, discriminação e microagressões no ambiente de trabalho” foi o tema da primeira palestra, apresentada por Laura Pedrosa Caldas, doutora em Psicologia Clínica no Trabalho. Em seguida, foi a vez dos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) Alisson Barboza Azevedo, responsável pela Assistência de Sustentabilidade do tribunal, e Weslley Francisco Machado Nápoli, membro da Assessoria de Atendimento, Sustentabilidade e Apoio às Zonas Eleitorais, falarem sobre boas práticas de acessibilidade e inclusão.

Programação

Durante a semana, nos dias 2 e 3/5 (terça e quarta-feiras), foi promovida uma campanha virtual sobre assédio. A ação aconteceu nas redes sociais do TRT-18, orientando a sociedade sobre o assunto.

Na manhã de quarta-feira (3/5), a Feirinha de Orgânicos, que já acontece todas as quartas-feiras recebeu a comunidade em geral. No espaço coberto lateral do prédio novo do TRT-18, o público encontra expositores de variados tipos de alimentos, como verduras, legumes, frutas, ovos, pães e bolos.

Na quinta-feira (4/5) foram distribuídas 80 mudas de árvores nativas do Cerrado, como ipê, pata-de-vaca e barriguda.

Na sexta-feira (5/5), antes das palestras, houve a divulgação dos vídeos sobre o programa Trabalho Seguro e sobre o descarte correto de resíduos. 

Presenças

Estiveram presentes no evento, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano Lopes; o juiz Adenir Teixeira Júnior, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás; o presidente do IGT, Gustavo Oliveira; o presidente da Asjustego, Joelson Lisbôa; o presidente do Sindipão Goiás, Marcos Siqueira; o diretor-geral do TRT-18, Álvaro Resende; e o diretor-geral do TRE-GO Wilson Gamboge Júnior.  

  

CG/WF

 

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br