


Desembargadora Iara Rios, vice-presidente do TRT-GO, e desembargador Elvecio Moura dos Santos foram homenageados durante o evento
A procuradora do Trabalho Milena Cristina Costa assumiu, na manhã desta sexta-feira (10/10) o cargo de procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). A solenidade de transmissão de cargo foi realizada no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiânia. Em seu discurso, ela ressaltou o bom relacionamento entre o MPT-GO e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), reconhecendo a atuação cordial e colaborativa de seus magistrados. Entre os presentes, estavam os desembargadores do tribunal Iara Rios e Elvecio Moura, que já atuaram no MPT-GO e foram homenageados pela nova procuradora-chefe.
Milena Costa foi eleita pelos demais procuradores do Trabalho para administrar o MPT-GO no biênio 2025/2027, com possibilidade de recondução. Ela substituiu Alpiniano Lopes, que esteve à frente da instituição entre 2021 e 2025. A função de vice-procurador-chefe ficará a cargo dos procuradores do Trabalho Honorato Gomes de Gouveia Neto e Rodrigo Bezerra Martins. A nova procuradora-chefe está no MPT-GO desde 2003 e já atuou como estagiária na instituição.
Em seu discurso, Milena Costa falou sobre liderança, destacando que “ninguém lidera bem sem antes aprender a se autoliderar”. Ela destacou que liderança é, antes de tudo, um exercício de empatia, de presença e de humanidade. “A missão de quem chefia é inspirar. É acender nas equipes o sentimento de pertencimento e o desejo de contribuir”, afirmou Milena Costa. Ela acrescentou que gestão é um ato de cuidado coletivo e ressaltou que o ativo mais valioso da Procuradoria são as pessoas que lá trabalham. Abordou também os desafios enfrentados pelos procuradores do Trabalho atualmente, citando, entre eles, a precarização das relações de trabalho, as tentativas de enfraquecimento dos direitos trabalhistas consagrados e o assédio eleitoral.
A nova procuradora-chefe do MPT-GO expressou seu reconhecimento aos juízes e desembargadores do TRT-GO, destacando a atuação cordial deles com o MPT-GO e o senso de justiça nos julgamentos conduzidos pelos magistrados. “Essa convivência gentil e colaborativa fortalece a missão comum que nos une: a busca incessante por justiça social e pela valorização do trabalho humano”, frisou. Milena Costa também ressaltou seu orgulho e reconhecimento aos desembargadores do quinto constitucional do Ministério Público do Trabalho no TRT-GO, Iara Rios e Elvecio Moura. “Eles representam, com orgulho e sabedoria, o MPT no tribunal, levando aos julgamentos nossos valores, nossa história e o compromisso com o bem-estar social”, disse.
A vice-presidente e corregedora do TRT-GO, desembargadora Iara Rios, e o desembargador Elvecio Moura foram homenageados juntamente com vários servidores do MPT-GO, durante ato que celebrou antecipadamente o Dia do Servidor Público.
Iara Rios disse ter ficado muito feliz e honrada em receber a homenagem, já que sua história profissional passa pela Procuradoria do Trabalho. Ela contou que foi estagiária no MPT-GO e, após aprovação em concurso público, tornou-se procuradora do Trabalho. “Eu comecei aqui e estou dando continuidade a esse trabalho representando o quinto constitucional no TRT-GO”, afirmou.
O desembargador Elvecio Moura declarou ser um prazer e uma honra receber a homenagem, porque o MPT-GO é a origem dele. “Foi a partir da minha atuação aqui que eu passei a integrar o quinto constitucional junto ao TRT-GO e tenho uma consideração muito grande pela instituição”, destacou. O magistrado ainda parabenizou a procuradora Milena Costa e elogiou sua garra, determinação e preparo para assumir a chefia do MPT-GO.
Também prestigiaram a solenidade os desembargadores do TRT-GO Paulo Pimenta, Kathia Albuquerque, Welington Peixoto e Wanda Lúcia Ramos, além dos juízes Cleidimar Almeida, presidente da Amatra 18, Rodrigo Dias, Laís Alcântara, Maria das Graças Gonçalves, Eunice Castro, Jeovana Cunha e Eneida Martins.
Confira o álbum de fotos da solenidade.
WF/TM/LN/JA
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br