Ela começou a estudar Direito, mas desistiu antes mesmo de concluir o primeiro ano do curso. O gosto pela arte e, particularmente, a música, já falava mais forte na vida de Alice. Como poderia ser diferente se ela carrega o sobrenome Caymmi e cresceu em meio a tantos talentos musicais?
A carioca de 25 anos, neta de Dorival, filha de Danilo e sobrinha de Nana e Dori, chama a atenção pela voz forte e pela personalidade irreverente, que fica evidente no jeito de se vestir, de se maquiar e, claro, em muitas de suas músicas mais recentes.
A primeira experiência como cantora profissional aconteceu aos 12 anos de idade. Alice e a tia Nana Caymmi gravaram juntas a música “Seus Olhos”, escrita por Juliana, irmã de Alice. Pouco tempo depois, ela subiu ao palco de um Canecão lotado, no Rio de Janeiro, para cantar a música na companhia de Nana.
O primeiro álbum, autointitulado, foi lançado em 2012 e trouxe dez faixas, quase todas escritas por Alice Caymmi. Nesse primeiro disco, Alice canta “Unravel”, música da islandesa Björk, que chegou a usar o Facebook para elogiar a versão gravada pela brasileira.
Dois anos mais tarde, em 2014, veio o segundo álbum, “Rainha dos Raios”. Diferentemente do primeiro, o segundo disco é quase todo composto de regravações. Das nove faixas, apenas duas são autorais. Há interpretações do funkeiro MC Marcinho (Princesa), de Gilberto Gil e Caetano Veloso (Iansã), de Maysa (Meu mundo caiu) e de Bruno de Lulo e Domenico Lancellotti (Como Vês). As duas últimas músicas fizeram parte da trilha sonora da minissérie “Felizes para Sempre?”, da Rede Globo, exibida em 2015.
O próximo show de Alice Caymmi será no Rock in Rio 2015. A cantora fará apresentação no palco Sunset, no dia 20 de setembro, ao lado de Eumir Deodato, um dos maiores arranjadores e musicistas brasileiros. Se você ainda não conhece o trabalho de Alice Caymmi, ouça a Web Radio TRT Goiás. Ela está na nossa programação.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br