Advogada Thaís Inácia e juiz André Gomma falam sobre conciliação na 3ª edição do Café com Cejusc em Goiânia

Publicado em: 29/04/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Um homem branco de cabelos brancos e terno azul fala ao microfone em um pódio transparente.

Desembargador Eugênio Cesário, presidente do TRT-GO

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) promoveu, na manhã desta terça-feira (29/4), a 3ª edição do Café com Cejusc em Goiânia. O evento, realizado no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Fórum Trabalhista da capital, reuniu magistrados, advogados, servidores e representantes da sociedade civil em uma ação estratégica para fortalecer a cultura da conciliação trabalhista e preparar a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Este ano, o evento contou com palestras da advogada Thaís Inácia e do juiz do TJBA André Gomma. 

ma mulher de pele clara com cabelos castanhos na altura dos ombros está falando em um microfone atrás de um pódio transparente. Ela veste um vestido cinza de mangas compridas com um cinto escuro na cintura.

Desembargadora Iara Teixeira Rios, Vice-presidente e corregedora do TRT-GO

A vice-presidente e corregedora do TRT-GO, desembargadora Iara Teixeira Rios, abriu o encontro destacando que o Café com Cejusc já se consolidou como uma importante ação do Tribunal para fomentar a pacificação social. “A conciliação é um ato de coragem e maturidade das partes que escolhem não apenas resolver o conflito, mas também preservar vínculos, poupar tempo e evitar desgastes emocionais e financeiros”, afirmou. A magistrada ressaltou ainda que iniciativas como essa promovem a escuta ativa e o diálogo entre o Judiciário e a advocacia, valorizando a construção conjunta de soluções, em benefício direto das partes envolvidas nos processos.

Durante sua fala, o presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, ressaltou o empenho do Tribunal na preparação para a Semana Nacional da Conciliação e destacou o sucesso obtido em anos anteriores. “Nós somos bons mediadores e, se Deus quiser, este ano também teremos muito êxito”, afirmou. Ele reforçou a importância da atuação proativa do TRT para incentivar a conciliação. “A composição autônoma de qualquer conflito é a melhor solução”, avaliou.

Palestras
Uma mulher de pele clara com cabelos loiros curtos e óculos grandes de armação marrom está falando em um microfone. Ela veste um blazer preto sobre uma blusa marrom, calças pretas e um cinto branco com uma fivela dourada.

Thaís Inácia palestrando sobre “As vantagens da conciliação sob a ótica do advogado na Justiça Trabalhista”

A programação contou com duas palestras especiais. A advogada Thaís Inácia abordou o tema “As vantagens da conciliação sob a ótica do advogado na Justiça Trabalhista”, enfatizando a relevância da atuação estratégica da advocacia na construção de acordos. “Uma das funções da advocacia é administrar a justiça. Quando ajudamos as partes a resolverem seus problemas por meio da conciliação, estamos fortalecendo o próprio exercício da advocacia”, afirmou. Thaís explicou que, ao promover o acordo, as partes se tornam protagonistas do processo, em vez de deixar seu destino à sorte de uma sentença judicial.

A palestrante também destacou que a escuta ativa e a empatia são habilidades essenciais para uma negociação bem-sucedida. “Quem não sabe ouvir não é um bom negociador”, afirmou. Para ela, é fundamental que o advogado ajude as partes a compreender que o processo não é uma forma de vingança, mas um meio de resolução de conflitos que não puderam ser solucionados diretamente.

Um homem de pele clara com cabelos grisalhos curtos e barba grisalha rala está falando em um microfone em um pódio transparente. Ele veste um terno cinza, camisa branca e gravata clara com um padrão sutil. Ele olha para a direita e sorri levemente.

Juiz André Gomma do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) falando sobre “Novas perspectivas para a política pública de autocomposição”

O juiz do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) André Gomma proferiu a palestra “Novas perspectivas para a política pública de autocomposição”, trazendo uma visão inovadora sobre o papel do conflito nas relações humanas e trabalhistas. “O poder Judiciário tem passado por uma mudança bastante aprofundada em relação ao seu propósito. Inicialmente, se trabalhava a ideia de que cabe ao juiz dizer quem está certo e quem está errado. E a gente vê que o próprio movimento pela conciliação vem para trazer uma visão diferente: não é quem está certo e quem está errado, mas como, por meio do conflito, nós crescemos juntos”, explicou. Segundo ele, o conflito, inclusive nas relações trabalhistas, “não é necessariamente negativo, ele é potencialmente positivo” e pode gerar “lucros maiores para a empresa, mas também uma relação de trabalho mais saudável para o empregado”.

O magistrado destacou ainda a importância de evitar o fenômeno das chamadas “portas giratórias” da Justiça, em que empresas respondem repetidamente a reclamações trabalhistas sem mudar suas práticas. “O advogado é fundamental, porque ele é o primeiro indicador de solução para a empresa. Cabe ao advogado começar a direcionar para medidas mais racionais e mais produtivas em um ambiente saudável de relação de trabalho”, afirmou. Para André Gomma, o papel da advocacia é contribuir para a construção de relações mais equilibradas e sustentáveis entre empregados e empregadores.

Agradecimentos

Ao final do evento, a juíza Narayanna Hannas, coordenadora do Cejusc, fez um agradecimento especial a todos os envolvidos na realização do Café com Cejusc. Ela destacou a atuação da diretora do Cejusc, a servidora Leila Barbosa, “nossa incansável batalhadora do Cejusc, conhecida e admirada por todos os advogados pela forma como dirige e acolhe os profissionais”, e também agradeceu o empenho diretora do Cejusc Digital, servidora Michele Schuh, que atuou nos bastidores para garantir o sucesso do encontro. A magistrada também elogiou a contribuição dos palestrantes para o sucesso do evento e ressaltou o apoio fundamental da Escola Judicial (Ejud 18), representada pela desembargadora Rosa Nair e pelo juiz Kleber Waki. Agradeceu ainda ao presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário e à vice-presidente do TRT-GO Iara Rios, bem como os respectivos juízes auxiliares Platon Neto e Rodrigo Dias.

Uma plateia diversificada de pessoas está sentada em cadeiras, olhando em direção à frente, presumivelmente para um apresentador ou evento. As roupas variam de casuais a mais formais, incluindo ternos, blazers e vestidos.

Magistrados, advogados, servidores e representantes da sociedade civil assistindo o evento

Presenças

Além das autoridades citadas pela coordenadora do Cejusc, também participaram do evento representantes da advocacia trabalhista, como a conselheira federal da OAB, Thaís Inácia (palestrante), a vice-presidente da Agatra, Daniele Parreira; a diretora adjunta da ESA Goiás Mariana Dias; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB, Gerônimo José Batista Júnior, e a advogada Valéria Anastácio, representante da Comissão de Direito Sindical da OAB. Também prestigiaram o evento a secretária geral da Presidência, Karla Melo e a representante da Asjustego Geisa Azevedo.

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

A 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista acontecerá de 26 a 30 de maio em todo o país, com o lema “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”


Veja também como foi o Café com Cejusc realizado em Luziânia na sexta-feira (25/4).

Saiba como participar da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025 será de 26 a 30 de maio

Acesse a galera de fotos do Café com Cejusc em Goiânia

LN/FV

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br