Justiça do Trabalho de São Luís de Montes Belos comemora 25 anos

Publicado em: 05/03/2018
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Sede da Vara do Trabalho de São Luís

A Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos realiza no próximo dia 7/3, às 16h30, uma cerimônia em que serão comemorados os 25 anos de instalação da Justiça do Trabalho naquela cidade, que começou a funcionar no dia 11 de dezembro de 1992. Na ocasião, serão inauguradas as novas instalações da Vara do Trabalho, que passou por ampla reforma, ao custo de R$ 146.800,75.

História

A Justiça do Trabalho de São Luís de Montes Belos foi criada pela Lei nº 8.432, de 11 de  junho de 1992 e instalada precariamente na rua Palmeiras, número 122, no centro. Depois, foi transferida para a rua Jabaquara,  número 382, também no centro.

Finalmente, em outubro de 2002, foi inaugurada a sede própria da unidade.  A nova sede, inaugurada pelo então presidente Saulo Emídio dos Santos, fica na rua Serra Dourada, quadra 70, lote  16, e está localizada numa área comercial, ao lado do Fórum da Justiça Estadual. O prédio tem cerca de 370 metros quadrados de construção, cujo terreno foi doado pela prefeitura de São Luís dos Montes Belos. No terreno havia um galpão que foi reformado pelo TRT e  passou a contar com sala própria para atendimento das partes, sala do diretor de Secretaria, sala de cálculos, sala da OAB, cantina, saguão, sala de audiências e modernos equipamentos.

O juiz Platon Teixeira Neto e a equipe da VT de São Luís no prédio cedido pela Prefeitura durante a reforma das instalações da unidade

O juiz titular da VT de São Luís, Platon Teixeira de Azevedo Neto,  informou que neste período em que esteve em reforma, a VT recebeu todo o apoio da administração municipal e funcionou no prédio cedido pelo prefeito.

Vários juízes titulares atuaram na unidade:  Ruth Souza de Oliveira, Rosa Nair Nogueira Reis,  Míriam Lúcia Costa Soares, Aldivino da Silva, Antônia Helena Gomes Borges Taveira, Mário José de Sá, Fernando da Costa Ferreira, Cleuza Gonçalves Lopes, Israel Brasil Adourian, Luciano Crispim, Helvan Domingos Prego e Eunice Fernandes de Castro. Desde agosto de 2017 a Vara é dirigida pelo juiz Platon Teixeira de Azevedo Neto.

Demanda processual

O diretor de Secretaria César Lemos e os servidores da unidade

A Justiça do Trabalho de São Luís de Montes Belos, além do próprio município, possui jurisdição sobre os municípios de Adelândia, Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás,  Cachoeira de Goiás, Caiapônia, Córrego do Ouro, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Firminópolis, Indiara, tendo ainda,  recebido em sua estrutura o Posto Avançado de Iporá.

A unidade teve seu desempenho reconhecido por diversas ocasiões, recebeu certificação do TRT em 2013 e 2014, pela redução da taxa de congestionamento processual. Só em 2017, a vara recebeu no total 1.634 ações e solucionou 1.820 processos. Julgou o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento distribuídos em 2017.

O município de São Luís de Montes Belos é um importante polo industrial e de atração de investimentos, com atividade intensa no setor agropecuário. Possui também um comércio forte e competitivo que gera empregos diretos e indiretos juntamente com as indústrias instaladas e em instalação.

Ivani Ribeiro
Setor de Imprensa-CCS

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br