O TRT homenageou em solenidade realizada nesta segunda-feira, 10/8, às 17h30, no piso 1 do Fórum Trabalhista de Goiânia, os magistrados e advogados que atuam na Justiça do Trabalho Goiana, em comemoração ao Dia do Magistrado e do Advogado. Na ocasião, foi inaugurada a exposição ‘Deusas da Justiça’, do artista plástico Elson Nascimento, que encanta os profissionais de carreira jurídica com suas diferentes e inusitadas versões da deusa Têmis, símbolo da Justiça na mitologia grega.
A advogada Arlete Mesquita, presidente da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra), foi uma das homenageadas pelo TRT. Ela destacou o reconhecimento do Tribunal ao trabalho dos advogados “que ajudam a construir uma Justiça cada vez melhor”. O juiz Luciano Crispim, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (AmatraXVIII) também ressaltou a “salutar iniciativa” do Tribunal em homenagear magistrados e advogados que tanto fizeram pela Justiça do Trabalho goiana. “É um justo reconhecimento”, disse.
O presidente da OAB-Goiás, Enil Henrique, salientou a paixão dos advogados pelo ofício e o compromisso de todos os operadores do direito em fazer justiça. “Tenho orgulho de nossos profissionais que estão carentes de valorização”, afirmou.
Último a falar, o presidente do TRT, desembargador Aldon Taglialegna, disse que a homenagem do Tribunal faz jus à dignidade e à excelência do trabalho prestado pelos magistrados e advogados na 18ª Região. “São parceiros fiéis na distribuição da justiça e na construção da paz social”, assinalou. O desembargador fez uma menção especial ao advogado Abdias Machado (in memorian) que deixou um legado de luta na Justiça do Trabalho. “Todos que o conheceram são unânimes em afirmar que foi um homem de bem, exemplo de vida, de caráter e dedicação ao trabalho”, concluiu.
Entre os magistrados homenageados estão o desembargador Platon Teixeira Filho e os juízes Silene Coelho, Marcelo Pedra, Antônia Helena Taveira, Marilda Jungmann, Rosa Nair Reis e Luciano Crispim.
Também receberam homenagem do TRT os advogados Enil Henrique de Souza Filho, Arlete Mesquita, Abdias Machado (in memoriam), Antônio Pereira Santana, Jerônimo José Batista e Mércia Aryce da Costa.
‘Deusas da Justiça’
A exposição ‘Deusas da Justiça’ estará aberta ao público até o dia 28 de agosto. As obras do artista plástico Elson Nascimento poderão ser visitadas no Térreo do Fórum Trabalhista de Goiânia. Desde que começou a criar em 2009 diferentes versões da Deusa Têmis, que simboliza a Justiça, o artista encantou os profissionais de carreira jurídica. Já foram mais de 100 pinturas, a maioria em óleo sobre tela que fizeram parte de várias exposições no país. A exposição no TRT conta com 20 obras.
Têmis é a deusa da justiça na mitologia grega e hoje ilustra as grandes decisões judiciais. É também a escultura que cumprimenta todos os dias os ministros do STF em Brasília. Numa visão mais moderna, é representada sem as vendas, significando a justiça social. Os pratos iguais da balança de Têmis indicam que não há diferenças entre os homens quando se trata de julgar os erros e acertos.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br