O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) publicou a Portaria nº 3198/2025, que estabelece as normas de utilização, conservação e manutenção do Espaço Ecumênico. O ambiente, que será inaugurado em 2026, ficará localizado onde atualmente está instalada a brinquedoteca, ao lado do Auditório Vila Boa, no Complexo Trabalhista de Goiânia.
O espaço foi criado com o objetivo de oferecer a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), advogados(as) e demais frequentadores, um ambiente propício à reflexão, meditação, oração e assistência espiritual, em respeito à diversidade de crenças e convicções.
O presidente do TRT-GO afirmou que a iniciativa representa uma ação concreta de valorização do bem-estar e da saúde emocional de todos que transitam pelo tribunal. “O Espaço Ecumênico foi pensado como um ambiente neutro e acolhedor, que promova o equilíbrio espiritual e emocional, independentemente da fé professada ou da ausência dela”, destacou o presidente.
A criação do Espaço Ecumênico havia sido aprovada em agosto deste ano, durante sessão administrativa do Pleno, quando foi instituída a Política de Promoção à Liberdade Religiosa e Enfrentamento à Intolerância no âmbito do TRT-GO, por meio da Resolução Administrativa nº 87/2025, em consonância com a Resolução CNJ nº 440/2022.
O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com possibilidade de uso em horários excepcionais mediante autorização da Secretaria de Saúde, unidade responsável pela gestão, conservação e manutenção do ambiente.
A portaria prevê que o uso individual será livre, enquanto a realização de eventos coletivos, celebrações religiosas ou atividades espirituais com líderes religiosos deverá ser previamente agendada junto à Secretaria de Saúde, para garantir a organização e o respeito à diversidade.
Para preservar a neutralidade institucional, o texto também veda a exibição permanente de símbolos ou elementos vinculados a uma única tradição religiosa, reforçando o caráter ecumênico do ambiente.
A gestão do espaço incluirá ações de acompanhamento e acolhimento aos usuários, integrando o ambiente às políticas de saúde, qualidade de vida e promoção do bem-estar do TRT-GO. A Secretaria de Saúde atuará ainda como canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões.
Para ver a portaria que regulamentou o Espaço Ecumênico, clique aqui.
Leia também: Pleno aprova política de promoção à liberdade religiosa e prevê instalação de Espaço Ecumênico no TRT-GO
LN/JA/JM
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br