A Semana de Negociação Coletiva de Trabalho em Goiás será realizada no dia 25 de novembro de 2025, das 8h30 às 12h, no Auditório Ipê do Complexo Trabalhista, no 1º andar do Tribunal Regional do Trabalho em Goiás (TRT-GO). O evento, que é gratuito, terá uma roda de conversa com especialistas em negociação coletiva e relações trabalhistas.
As inscrições devem ser feitas até o dia 21/11 pelo email izadora.silva@trabalho.gov.br, contendo: nome completo, instituição e CPF. Será disponibilizado certificado com carga horária de 4 horas aos participantes. O evento tem como público-alvo diversos atores do mundo coletivo do trabalho, como servidores públicos, entidades sindicais, sindicalistas e profissionais militantes do Direito do Trabalho. A roda de conversa também será transmitida ao vivo pelo YouTube do TRT-GO (acesse clicando aqui).
A Semana de Negociação Coletiva de Trabalho em Goiás, realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, com apoio do TRT-GO, integra a iniciativa nacional estabelecida pela Portaria MTE nº 3.669/2023. Seu objetivo é fomentar a cultura do diálogo e fortalecer a atuação das entidades sindicais. Dessa forma, o Governo Federal busca incentivar que as soluções para o mundo do trabalho sejam construídas de forma democrática pelos próprios envolvidos, trabalhadores e empregadores, por meio da negociação.
A escolha do mês de novembro para a realização anual da Semana remete à ratificação da Convenção nº 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que defende o direito à negociação coletiva e à organização sindical, assinada pelo Brasil em 18 de novembro de 1952. Além do significado histórico, o evento se insere como uma ação estratégica no Plano Plurianual 2024-2027 do Governo Federal, dentro do Programa de Promoção do Trabalho Decente e da Valorização das Relações do Trabalho, reforçando o compromisso com um ambiente de trabalho mais justo.
A negociação coletiva é um instrumento crucial, que contribui de forma significativa para a democratização das relações de trabalho, permitindo a criação de regras (convenções e acordos) que atendem às necessidades específicas de cada setor econômico. Na prática, esses instrumentos superam a limitação da lei geral, que muitas vezes não consegue acompanhar as rápidas transformações do mercado, assegurando melhorias concretas nas condições de trabalho. Por isso, a realização de seminários e encontros temáticos, com a participação do Poder Público, sindicatos e sociedade civil, é uma oportunidade estratégica para fortalecer o diálogo social e garantir que as entidades representativas sejam protagonistas na promoção do trabalho decente no Estado.
Evento: Semana de Negociação Coletiva de Trabalho em Goiás
Data: 25 de novembro de 2025;
Horário: das 8h30 às 12h;
Local: Auditório Ipê, Complexo Trabalhista, 1º andar do TRT18 Região;
Inscrições: Via e-mail izadora.silva@trabalho.gov.br, com nome completo, instituição e CPF.
AB/LC
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br