Alegria e aprendizado marcam o evento “Pequenos visitantes” no TRT-GO

Publicado em: 20/10/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto de três mulheres sorrindo e posando para foto enquanto seguram um livro de colorir. Elas têm pele clara e usam roupas sociais.

Juíza Laiz Alcântara, desembargadora Kathia Albuquerque e juíza Antônia Helena. As três prepararam e coordenaram o evento 

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) promoveu, na última sexta-feira (17/10), o evento “Pequenos Visitantes – Dia das Crianças no TRT-GO”, um dia inteiro repleto de aprendizado e diversão voltada aos filhos e filhas de magistrados, servidores, terceirizados e advogados. A iniciativa faz parte das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Incentivo à Aprendizagem e teve como objetivo aproximar as crianças do universo da Justiça do Trabalho de forma lúdica e educativa, reforçando o direito a uma infância plena e protegida.

Dia de aprendizado

O programa de visita englobou duas turmas de crianças de 6 a 12 anos, nos períodos matutino e vespertino, com a mesma programação. Ao todo, 107 crianças participaram do evento, que incluiu visitas guiadas pelo tribunal. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho em Goiás (Asjustego) e diretor da Secretaria da Central de Mandados, Joelson Lisbôa, foi o responsável por apresentar o TRT-GO às crianças. 

Primeiramente, as crianças foram recebidas pelo agente de Polícia Judicial Luiz Carlos Pereira, que apresentou o trabalho da Polícia Judicial e deu dicas de segurança aos pequenos visitantes. Na sequência, a bombeira civil Maryana Oliveira fez uma demonstração de primeiros socorros, simulando um atendimento de parada cardiorrespiratória e apresentando equipamentos usados em situações de emergência.

Depois, as crianças conheceram o Centro de Memória Juiz Luiz Paulo Fleury da Silva e Souza, onde participaram de uma audiência simulada conduzida pela juíza Wanessa Vieira, da 6ª Vara do Trabalho de Goiânia. A encenação contou com o apoio da servidora Aryone Castro, que entregou brindes às crianças que participaram da atividade. 

Foto de crianças durante visita à unidade de TI do TRT-GO. Elas estão sentadas no chão, de frente a duas telas grandes e assistem a explicação de um servidor sobre a unidade.

Crianças em visita à TI do TRT-GO

Na visita à TI, o grupo foi recebido pelos servidores Sávio Sampaio e Victor Veli, da Secretaria de Infraestrutura e Operação de Tecnologia da Informação, e por Fabiano Oliveira, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação. Os servidores apresentaram o setor de Tecnologia da Informação do tribunal e explicaram, de forma simples e interativa, como as ferramentas digitais ajudam no funcionamento da Justiça do Trabalho.

Foto de um homem de pele clara e cabelos grisalhos. Ele usa um terno preto com gravata amarela e está de pé, em frente a um púlpito e sorrindo.

Presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário

Após o lanche, as crianças da turma do período matutino foram recebidas no Auditório Villa Boa pelo presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, que deu as boas-vindas de maneira descontraída. “Que bom ver vocês aqui. Mantenham essa alegria e essa vontade por toda a vida, porque o adulto é só uma criança disfarçada. Espero que este dia fique na memória de vocês e que voltem outras vezes”, disse o presidente.

TRT Goods

Durante o encontro, o presidente também apresentou o livro de colorir TRT Goods, que foi desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). O material foi criado especialmente para o público infantil, com o objetivo de ensinar, de forma leve e divertida, conceitos sobre cidadania, trabalho digno e justiça social.

O diretor da CCS, Jorge Luiz Machado, também falou às crianças e destacou a importância de produzir conteúdos educativos voltados à infância. “Muitos de nós escrevemos sobre trabalho digno para o público adulto, mas pouco para nossos filhos. O TRT Goods nasceu dessa vontade de conversar com as crianças sobre o que é o trabalho e por que ele precisa ser digno”, afirmou.

Jorge também apresentou a equipe responsável pelo projeto, formada por uma servidora e estagiárias da Comunicação Social, e ressaltou o apoio recebido do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Programação da tarde

A turma da tarde também visitou as mesmas unidades do tribunal percorridas pelas crianças no período matutino. A audiência simulada do período vespertino foi realizada pela juíza Fabíola Evangelista Martins. 

A desembargadora Kathia Albuquerque, coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na rede de organização do evento. “Tudo aqui foi feito com muito carinho. Vocês não têm noção do quanto essa equipe trabalhou nos últimos quatro meses para que tudo isso acontecesse. Agradeço profundamente à doutora Laiz Alcântara, à doutora Antonia Helena, à Comunicação, à TI, à Segurança, aos Bombeiros, ao Joelson Lisbôa, que foi uma grata surpresa como guia das crianças, e a todos os voluntários que se dedicaram com tanto amor. Nós só temos uma esperança nessa vida, que são vocês”, disse às crianças. 

As juízas Antônia Helena Taveira e Laiz Alcântara, ambas gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, também participaram de todo o evento. “Foi um momento muito especial, em que as crianças puderam conhecer o trabalho dos pais e entender a importância da Justiça do Trabalho de uma forma leve e divertida. Nosso objetivo era apresentar a estrutura do tribunal e mostrar, de maneira simples, o papel de cada um, juízes, servidores e advogados, e a relevância da Justiça para a sociedade. Acredito que conseguimos transmitir essa mensagem”, afirmou a juíza Laiz Alcântara.

A juíza Antônia Helena Taveira avaliou o evento de forma muito positiva. “Superou em muito as nossas expectativas, com uma participação excelente. Foi gratificante ver o envolvimento de todos e o resultado tão bonito”, destacou. A magistrada explicou que a ideia do projeto “Pequenos Visitantes” surgiu da junção do projeto TRT Goods, desenvolvido pela Comunicação do tribunal, com as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil. “Esperamos que esse dia passe a integrar o calendário anual do tribunal”, afirmou.

Mágica

As duas turmas assistiram a um show de mágica com Zé Lelé. O mágico proporcionou alegria e encantamento não só às crianças, mas também aos adultos presentes com truques de ilusão, criando uma sensação de mistério e admiração ao fazer coisas que parecem impossíveis. Uma delas foi retirar uma ave branca da boca após mastigar alguns guardanapos de papel.  

O evento Pequenos Visitantes contou com a parceria do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego). 

Clique aqui e veja o vídeo de como foi o evento

SM/LN/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br