Vozes da História: seis episódios já disponíveis celebram a criação do TRT de Goiás

Publicado em: 16/10/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A imagem tem um tema de história e arquitetura. No centro, há um cartaz ou etiqueta em papel envelhecido com o texto em português "VOZES DA HISTÓRIA" em letras marrons escuras. Ao fundo, há várias camadas de papéis antigos e rasgados, alguns com texto ilegível, manuscritos ou desenhos que parecem ser rascunhos de época ou esboços arquitetônicos. Em primeiro plano, à direita, há uma "foto" ou desenho em estilo de esboço, em tons sépia, de um edifício moderno ou de arquitetura mais recente, colocado sobre os papéis antigos.Já estão no ar os seis primeiros episódios do projeto Vozes da História – 35 anos do TRT de Goiás, uma produção do Centro de Memória Juiz Paulo Fleury da Silva e Souza com o apoio da Comunicação Social do tribunal. A série marca as comemorações pelos 35 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região e convida o público a revisitar os momentos decisivos da construção da Justiça do Trabalho em Goiás.

O primeiro episódio apresenta o juiz Ênio Galarça Lima, que em 1985 recebeu a missão de implantar o Tribunal Trabalhista em solo goiano. O segundo vídeo mostra a força coletiva por trás desse sonho — a união de entidades de trabalhadores e empregadores, com apoio de lideranças políticas, em um movimento que consolidou o nascimento do Regional goiano. Já o terceiro episódio narra o início da Comissão Pró-TRT, liderada por Ênio Galarça, cuja articulação envolveu advogados, sindicatos e federações em torno da causa, culminando na busca de apoio junto à presidência do Tribunal Superior do Trabalho.

No quarto episódio da série sobre os 35 anos da História do TRT de Goiás, a narrativa nos transporta para 30 de novembro de 1990, com a instalação do tribunal, um ano após sua criação. O desembargador Octávio Maldonado foi designado, por lei, como o primeiro presidente e instalador. No episódio seguinte, acompanhamos os dois meses de gestão de Maldonado, marcados por sua renúncia em um ato de altruísmo, abrindo caminho para que um magistrado goiano assumisse a presidência. O sexto episódio inicia uma nova fase da série, que narra as administrações de cada presidente. O primeiro presidente eleito pelo Plenário, desembargador Luís Francisco Guedes, conduziu a Administração do TRT entre 1991 e 1993, focando em estruturar o tribunal, suprir a falta de juízes e capacitar servidores.

O passado não volta, mas a voz o resgata

Com linguagem leve e narrativa envolvente, Vozes da História transforma lembranças em registros audiovisuais, resgatando trechos marcantes do acervo do Programa História Oral — que já conta com mais de 100 entrevistas. O resultado é uma linha do tempo viva nunca vista antes, cheia de emoção e memória, para valorizar os pioneiros da Justiça do Trabalho em Goiás.

Mais do que celebrar o passado, o projeto convida o público a reconhecer o esforço e a dedicação de quem construiu esse legado de Justiça social.

Os episódios estão disponíveis no canal TRT Goiás no YouTube. Embarque nessa viagem pela história. Assista e compartilhe!

Links para os episódios

Projeto Vozes da História | O projeto e o seu propósito

Projeto Vozes da História – Ep. 01 | A criação do TRT de Goiás liderada pelo Juiz Ênio Galarça

Projeto Vozes da História – Ep. 02 | Quando o esforço se torna justiça

Projeto Vozes da História – Ep. 03 | De sonho à realidade: criado TRT goiano

Projeto Vozes da História – Ep. 04 | Octávio Maldonado: instalador e 1º presidente do TRT-18

Projeto Vozes da História – Ep. 05 | Os desafios e a renúncia: o ato de Octávio Maldonado

Projeto Vozes da História – Ep. 06 | Luíz Guedes (91/93) – A missão de fazer o tribunal funcionar

CG/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br