Vídeos tutoriais ensinam a utilizar o portal Jus.br

Publicado em: 08/10/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A imagem é um *close-up* de uma mesa de trabalho moderna. Um notebook preto está aberto em um suporte ajustável, com a tela exibindo um vídeo. Em primeiro plano, à esquerda, há uma caneca preta sobre uma base redonda, e um teclado e óculos de grau na mesa. No canto superior esquerdo, sobre a parede branca, há um pequeno logotipo e o texto **"JUSTIÇA EM UM SÓ LUGAR"**.O Programa Justiça 4.0 disponibilizou quatro vídeos tutoriais para auxiliar o público na utilização do Jus.br. O conteúdo pode ser acessado diretamente no portal, mediante log-in.

Os vídeos estão disponíveis para todos os tipos de perfis de usuários: magistrado, magistrada, servidor e servidora do Poder Judiciário, advogado, advogada e cidadão e cidadã.

Os tutoriais oferecem desde um passo a passo para o log-in no Jus.br até orientações de utilização de suas principais funcionalidades, como a consulta processual unificada, o peticionamento intercorrente e o acesso a comunicações de atos processuais por meio do Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) e do Domicílio Judicial Eletrônico.

Confira e comece a utilizar o Jus.br:

Como acessar o Jus.br 

Aborda os serviços disponíveis para cada perfil de acesso ao portal e demonstra como realizar o log-in no portal pelo Gov.br ou por certificado digital. Também indica o caminho para que o usuário faça a navegação guiada do Jus.br.

Como acessar a consulta processual unificada 

Ensina como acessar processos em tramitação em qualquer tribunal do Brasil por meio de CPF da parte, CNPJ da parte, número da OAB ou por classe e número do processo no STF. São apresentadas, ainda, as informações e as opções disponíveis na navegação da consulta.

Como realizar peticionamento intercorrente

Traz um passo a passo para advogados e advogadas sobre como realizar o peticionamento intercorrente e acessar a área “Minhas petições”.

Como acessar comunicações de atos processuais via DJEN e Domicílio Judicial Eletrônico 

Demonstra como advogados e advogadas podem acessar as comunicações de atos processuais via DJEN e Domicílio Judicial Eletrônico. Também detalha as informações disponíveis em cada opção.

Desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, o Jus.br centraliza e integra sistemas judiciais de tribunais brasileiros, o que possibilita sua interoperabilidade e facilita a comunicação entre os vários atores do Poder Judiciário. O objetivo é otimizar processos e promover transparência, além de segurança, agilidade e eficiência na prestação jurisdicional.

Programa Justiça 4.0

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de justiça.

Comunicação Social com informações do CNJ

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br