TRT-GO fortalece ações em defesa da pessoa idosa com visita ao Recanto Dom Orione 

Publicado em: 27/08/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
imagem mostra o desembargador Welington Peixoto, o padre Geovani dos Santos Pereiras e servidoras do TRT-GO

Ainda dá tempo de contribuir com o lar de idosos. Basta levar alimentos ou itens de higiene aos postos de coleta no TRT

Com o objetivo de fortalecer parcerias em prol dos direitos da população idosa, o TRT-GO visitou, na manhã desta quarta-feira (27/8), o lar de idosos Recanto Dom Orione, em Goiânia. O abrigo, ligado à Congregação Orionita, acolhe atualmente 25 idosos e depende de doações para manter suas atividades. Na ocasião, foram entregues alimentos, agasalhos e produtos de higiene arrecadados em campanha solidária realizada no tribunal.

Participaram do encontro o desembargador Welington Luís Peixoto e as servidoras Lara Nercessian, Michelle Schuh, Juliana Morais e Daniela Crispim. O desembargador explicou que a iniciativa também reflete os valores do Programa Trabalho Seguro do TRT-GO, do qual é coordenador regional, iniciativa que busca promover saúde e bem-estar em diferentes dimensões da vida. Ele ressaltou o valor da mobilização coletiva. “Com tão pouco se faz muita coisa. Cada doação, por menor que pareça, se soma a esse trabalho grandioso de acolhimento. O tribunal se une a essa rede do bem, sempre na esperança da providência divina, para dar mais dignidade aos idosos”, afirmou. 

imagem mostra o padre Geovani dos Santos Pereira ao centro conversando com o desembargador Welington Peixoto e equipe

Padre Geovani dos Santos Pereira relatou os desafios para manter um abrigo de idosos em funcionamento

O padre Geovani dos Santos Pereira, responsável pela direção do Recanto Dom Orione desde 2020, explicou a missão da instituição e o cuidado diário com os acolhidos. “Nosso carisma é cuidar dos mais vulneráveis, com atenção espiritual e social. Aqui buscamos oferecer qualidade de vida, amor e dignidade aos idosos”, afirmou. Ele também detalhou a rotina de cuidados que cada idoso recebe: “Celebramos missa com eles, trabalhamos com psicóloga, fazemos terapia ocupacional e buscamos atividades que preencham o dia, para que não fiquem ociosos”, comentou.

Funcionamento do abrigo

O coordenador do abrigo, Antonyony Furtado, explicou que o custo médio mensal de cada idoso chega a R$ 4.500, valor parcialmente custeado pelo benefício previdenciário dos residentes, conforme a legislação. O restante é suprido por meio de doações da comunidade, da paróquia São Paulo Apóstolo, parcerias e emendas parlamentares. “Atualmente temos uma equipe multiprofissional, com cuidadores e profissionais de diversas áreas da saúde, como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social. Isso garante não só os cuidados básicos, mas também atividades de fisioterapia, lazer e acompanhamento constante”, afirmou.

Idosa moradora do local, diagnosticada com Alzheimer, recebeu cuidados das servidoras do TRT-GO

Ele destacou ainda que, para preservar o vínculo familiar, o regulamento interno prevê visitas obrigatórias dos responsáveis a cada 15 dias. “É uma forma de evitar o abandono e assegurar que os idosos mantenham laços afetivos com suas famílias”, completou. O desembargador Welington Peixoto também reforçou a ideia, ao mencionar a importância da presença dos filhos e familiares para o bem-estar dos idosos. “O melhor remédio para o pai e a mãe é a presença dos filhos”, resumiu, ao falar que no momento da velhice é quando eles mais precisam de humanidade e proximidade.

O padre Geovani dos Santos Pereira refletiu sobre como cada residente chega com uma trajetória própria, muitas vezes marcada por vulnerabilidades, perdas ou dificuldades, e que a missão do abrigo é acolhê-los não apenas com cuidados físicos, mas com respeito e afeto. “Cada idoso merece ser respeitado e acolhido com amor e atenção”, afirmou. “A velhice é a melhor idade. Esse momento, essa última etapa da vida, merece ser muito bem vivido, seja na família, seja no acolhimento que oferecemos aqui”, completou.

imagem mostra um idoso de costas olhando para o horizonte

“É uma nova família que a gente encontra”, afirmou um dos moradores do local.

Durante a visita, alguns idosos compartilharam histórias e lembranças de vida. Uma senhora de 85 anos, descendente de italianos e diagnosticada com Alzheimer, se emocionou ao receber os visitantes. Relembrou com carinho sua infância e a simplicidade das brincadeiras de antigamente. Disse que nunca teve uma boneca devido às dificuldades financeiras dos pais: “Mas eu tinha uma boneca de milho. Menina, mas era bom demais. Gostava de brincar com bonequinha de milho. Elas não choram nem dão trabalho”, sorriu.

Outro morador, um advogado de 72 anos, falou sobre a convivência e a amizade entre os residentes. “Aqui celebramos juntos até os aniversários, e isso faz toda a diferença. É uma nova família que a gente encontra”, disse ao mencionar que seu aniversário está próximo e aguarda ansiosamente pela sua festinha. Divorciado e pai de três filhos, explicou que às vezes recebe visitas da família e, em outras ocasiões, é levado para passar o fim de semana em casa.

Como doar
imagem mostra o desembargador Welington Peixoto com sua equipe e o padre Geovani Pereira dos Santos com alguns membros da sua equipe

Servidores do TRT-GO acompanharam a entrega das doações no Recanto Dom Orione

A campanha, organizada pela Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, envolveu a coleta em três pontos de arrecadação, no estacionamento da T-51, na entrada do Fórum Trabalhista de Goiânia e na entrada do prédio do tribunal. Nessa primeira etapa, foram arrecadadas 20 cestas básicas, 36 litros de leite, 60 kg de arroz, 30 kg de feijão, além de dezenas de peças de roupas e agasalhos. Ainda dá tempo de participar da campanha solidária do TRT levando seus itens de doação a qualquer dos pontos de arrecadação no Complexo Trabalhista de Goiânia.

Também é possível efetuar doação direta ao abrigo, seja com materiais de limpeza, alimentos como carnes, hortifruti e outros, além de doações em dinheiro pelo pix da instituição (CNPJ 06.979.993/0001-71) e, ainda, com visitas presenciais e momentos de convivência. Segundo o coordenador, Antonyony Furtado, é uma alegria para os idosos receberem grupos de voluntários que vêm aos fins de semana para trazer momentos de brincadeiras e confraternização. Para isso, basta entrar em contato com a instituição pelo WhatsApp (62-32742662) e agendar uma data para a recreação com os idosos. 

LN/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br