Feirinha de Orgânicos: conheça esse espaço que o TRT-GO oferece a toda a comunidade

Publicado em: 26/08/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A imagem é um card promocional da Feirinha de Orgânicos do TRT-18. No lado esquerdo, há uma ilustração com vegetais em tons de roxo e verde como elementos decorativos. No centro-direita, aparece a foto de uma mulher sorridente, usando camiseta e avental, segurando uma caixa de madeira cheia de legumes e verduras frescas, como cenouras, pimentões, alfaces e tomates. O texto está disposto em diferentes áreas: No topo, em letras grandes: “Feirinha de Orgânicos TRT-18”. À esquerda, em um balão branco: “Quarta-feira tem Feirinha no TRT-18!”. À direita, em um retângulo verde: “Das 7h às 11h no TRT-18, entrada pela T-52, esquina com T-29.” O fundo é verde-escuro, com desenhos de vegetais em estilo ilustrado, deixando o card alegre e convidativo.

O Tribunal Regional do Trabalho da 18° Região (TRT-GO) realiza, há vários anos, uma Feirinha Orgânica semanalmente. Se você ainda não conhece a feira, não perca a oportunidade de visitá-la e comprar alimentos saudáveis. A feira, regulamentada pela portaria Nº 283/2024, acontece todas às quartas-feiras, das 7h às 11h, no térreo do novo prédio do TRT-GO, localizado na rua T-52 (esquina com a T-29). A feirinha é aberta ao público.

O que é um alimento orgânico?

A principal característica dos alimentos orgânicos, segundo o Ministério da Saúde, está na produção sem utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando relações sociais e culturais. 

Além disso, para que um produto seja rotulado e vendido no Brasil como “orgânico” é obrigatório que a unidade de produção passe por um dos 3 mecanismos de garantia da qualidade orgânica – certificação por auditoria, certificação participativa ou estar vinculada à uma organização de controle social. Esta obrigatoriedade está baseada nos riscos à segurança do consumidor ou ao meio ambiente. Com isso, os mecanismos de controle permitem o rastreamento de toda a cadeia produtiva do alimento.

Porque consumir alimentos orgânicos?

Os orgânicos possuem mais nutrientes, são mais saborosos, garantem uma fonte saudável de alimento e ainda colaboram para um meio de vida mais sustentável, uma vez que sem a presença de agrotóxicos não há contaminação do alimento, nem do solo ou lençóis freáticos. Sem contar que um alimento orgânico pode ser consumido integralmente, ou seja, a polpa, a casca, as folhas. Tudo isso sem o risco de colocar resíduos de agrotóxicos em seu organismo.

Seja você nosso fornecedor

Para participar como feirante, é necessário estar filiado a alguma entidade associativa composta de pequenos produtores de alimentos orgânicos cujos membros sejam certificados pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) ou cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como produtores orgânicos. Para saber como se associar, entre em contato com a  Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica-GO (Adao) pelo e-mail: adao_go@hotmail.com. 

Esperamos você toda quarta-feira! Venha e compartilhe essa notícia com os amigos!

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br