TRT-GO reforça compromisso com a prevenção de acidentes de trabalho neste 27 de julho

Publicado em: 27/07/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
A imagem mostra um edifício moderno, com fachada de vidro espelhado, refletindo o céu azul e árvores ao redor. No centro da foto, em uma das paredes de vidro do edifício, lê-se "JUSTIÇA DO TRABALHO" com um logotipo. Em frente ao prédio, há uma palmeira de folhas claras e arbustos verdes, além de outras árvores que emolduram a cena.

Complexo trabalhista do TRT-GO

A prevenção de acidentes de trabalho é um compromisso que o TRT de Goiás traz em todas as suas ações. Neste 27 de julho, Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Tribunal reforça o seu comprometimento com essa causa e também lembra a toda a sociedade goiana que a prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes e preservar a saúde dos trabalhadores.

Para os trabalhadores, a prevenção de acidentes não apenas salva vidas, mas também melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Já para empresários, o investimento em prevenção de acidentes tem reflexos na saúde financeira, reduzindo custos relacionados a indenizações, tratamentos médicos e paralisações de atividades, além de melhorar a reputação perante o seu público interno e externo.

Visando conscientizar a população da importância da prevenção de acidentes de trabalho, o TRT de Goiás, por meio do Projeto Café Seguro, ação do Programa Trabalho Seguro, promove ao longo de todo o ano, visitas em empresas de médio e grande portes para falar sobre a necessidade de treinamento adequado, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), implementação de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, entre outras. O programa Trabalho Seguro tem como gestor regional o desembargador Welington Peixoto.

Estatísticas

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023 o Brasil registrou 499.955 acidentes de trabalho, dos quais 2.888 foram fatais. Os setores com maior número de acidentes fatais e lesões graves foram a Construção Civil e o Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros. Na Construção Civil, as principais causas de acidentes estão relacionadas a quedas de altura, soterramentos e choques elétricos.

No estado de Goiás, uma pesquisa realizada pelo Hospital de Urgências de Goiás (HUGO) revela que os acidentes de trabalho representam uma parcela significativa dos agravos de notificação na unidade. De janeiro a dezembro de 2023, foram registrados 2.375 casos de acidentes de trabalho. A maioria dos acidentes foi classificada como típica (58,7%), seguida por acidentes de trajeto (41,3%). Entre os trabalhadores afetados, 88,8% eram do sexo masculino, e a faixa etária prevalente foi de 20 a 29 anos.    

Dados preliminares do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT) mostram crescimento no número de estabelecimentos que reportaram acidentes no estado: de 6.129 em 2021 para 7.788 em 2023. Já a Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb/GO) registrou, apenas no primeiro semestre de 2023, 37 mortes por acidentes de trabalho. Das vítimas, 24 tinham menos de 50 anos, 34 eram homens e 3, mulheres. 

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br