Uso da IA na resolução de conflitos é tema de palestra de encerramento do curso de formação continuada de conciliadores

Publicado em: 20/07/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Encerramento de curso de formação de conciliadores/mediadores, focado em Inteligência Artificial e o Futuro da Mediação, com uso prático de IA.O encerramento do Curso de Formação Continuada de Conciliadores e Mediadores será marcado por uma prática conciliatória com o tema “Inteligência Artificial e o Futuro da Mediação”, conduzida por Giuseppe De Palo, referência internacional em resolução alternativa de disputas. A atividade será realizada no dia 15 de agosto, no Plenário Ipê, e será seguida pela cerimônia de entrega dos certificados de conclusão aos participantes da formação.

A atividade integra a programação do curso promovido pela Escola Judicial do TRT-GO (Ejud 18), iniciado em 2 de junho, com o objetivo de atualizar magistrados e servidores para atuação nos Cejuscs da Justiça do Trabalho. A formação teve duração de 50 horas e foi direcionada a servidores e magistrados  que já haviam concluído a formação inicial há três anos. Coordenado pelo juiz do trabalho Fernando Hoffmann, do TRT da 9ª Região (PR), o curso contou com um corpo docente composto por magistrados de diversos Tribunais Regionais. 

A imagem é um close-up de um homem de meia-idade, calvo na parte superior da cabeça e com barba rala. Ele usa óculos, terno escuro e gravata vermelha estampada. O fundo é neutro e claro, provavelmente cinza. Ele sorri levemente e olha diretamente para frente.

Giuseppe De Palo

Dividido em quatro módulos, o curso abordou desde fundamentos da mediação trabalhista até técnicas avançadas e o impacto das novas tecnologias no campo da conciliação. Os participantes realizaram atividades teóricas no ambiente virtual (moodle), participaram de encontros síncronos via Zoom e desenvolveram práticas com base em situações reais.

Entre os temas discutidos estiveram: mediação pré-processual, uso estratégico do caucus, validação emocional nas audiências, cautelas no teste de realidade e a proposta do juízo. Também foram exploradas as inovações trazidas pela resolução CNJ 586/2024 e os desafios do uso ético da inteligência artificial em mediações judiciais. 

A atividade de encerramento será conduzida por Giuseppe De Palo, que atuou como diretor da Jams Internacional, maior organização privada de mediação dos Estados Unidos, e é professor da Mitchell Hamline School of Law. A atividade “Inteligência Artificial e o Futuro da Mediação” oferecerá aos participantes uma simulação prática com ferramentas de IA aplicadas ao contexto da Justiça do Trabalho. 

As inscrições para a prática “Inteligência Artificial e o Futuro da Mediação, Experiência com uso de IA” estão abertas ao público externo e podem ser feitas no sistema da Ejud 18 até o dia 7 de agosto.

SM/LN/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br