VT de Palmeiras de Goiás se destaca na meta 1 do CNJ, observa corregedora do TRT

Publicado em: 10/07/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Equipe da correição integrada com a desembargadora-corregedora, Iara Rios, o juiz auxiliar Guilherme Bringel e servidoras do Posto Avançado de Pires do Rio

Correição realizada em junho na Vara do Trabalho (VT) de Palmeiras de Goiás constatou que a unidade judiciária alcançou o percentual de 101,9% de cumprimento na meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2024. O índice é superior ao registrado em 2023, que foi de 100,2%. Cumprir essa meta significa que a Vara julgou uma quantidade maior de processos do que o quantitativo recebido. Em relação aos cinco primeiros meses deste ano, a Vara vem mantendo o cumprimento da meta, conforme registrado na ata correicional.

A desembargadora-corregedora e vice-presidente do TRT-GO, Iara Rios, parabenizou o juiz auxiliar da Vara do Trabalho de Palmeiras, Guilherme Bringel, e os servidores pelo resultado alcançado na meta 1 em 2024. A desembargadora visitou a VT e o Posto Avançado de Pires do Rio, pertencente à jurisdição, nos dias 30 de junho e 2 de julho. Acompanharam a corregedora o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Rodrigo Dias, e o diretor de Secretaria da Corregedoria Regional, Marcelo Marques. O titular da unidade judiciária, Cleidimar Almeida, está afastado da atividade jurisdicional para exercer a presidência da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18).

Outros destaques

Corregedora Iara Rios em conversa com os servidores da unidade correicionada

Além da meta 1, a VT de Palmeiras cumpriu também as metas 2 (julgar processos mais antigos) e 5 (reduzir a taxa de congestionamento) no ano de 2024. A meta 3 (estimular a conciliação) foi a única não atingida naquele ano. No entanto, a Corregedoria constatou que, de janeiro a maio deste ano, o índice de cumprimento da meta da conciliação ficou em 112,3%. O resultado foi considerado excelente pela corregedora, que pediu ao magistrado a continuidade dos esforços necessários para a pacificação dos conflitos submetidos à apreciação do Juízo. As metas 1, 2 e 5 também foram cumpridas no período analisado em 2025.

Prazos

A correição constatou significativa redução no prazo médio de duração dos processos da Vara do Trabalho a partir do exercício de 2023, porém apontou que o prazo ainda está acima do ideal fixado pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias. Dados estatísticos extraídos do sistema e-Gestão, revelaram que o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional (do ajuizamento até a solução do processo) era de 201 dias em 2023. Esse prazo caiu para 158 dias em 2024 e para 140 dias em 2025, até o mês de maio. A desembargadora-corregedora reconheceu o esforço do magistrado na busca de uma prestação jurisdicional mais célere, mas recomendou a continuidade das medidas adotadas até a adequação do prazo médio à meta regional.

Advocacia

Advogados com a desembargadora Iara Rios na sala da Corregedoria, em Goiânia

Durante a correição, a desembargadora Iara Rios recebeu advogados que atuam na Vara do Trabalho de Palmeiras e no Posto Avançado de Pires do Rio. Na audiência pública realizada em Goiânia, ela conversou com os advogados Jaia Guerra, Valéria Anastácio, Milena Messias, Maria Eugênia Santana, Izabella Lorrayne Xavier, Fernanda Teixeira, Carla Zannini, Jerônimo José Batista Júnior e Anderson Barros. Na Vara do Trabalho de Palmeiras de Goiás, compareceram os advogados Antunes Caetano Cabral e Cláudio Peixoto. Já no Posto Avançado de Pires do Rio, a corregedora Iara Rios recebeu as advogadas Kelly Melo e Caire Lobo.

Nas três ocasiões, a corregedora ouviu elogios e reclamações por parte dos advogados em relação aos serviços prestados pelas unidades judiciárias. Iara Rios assegurou que as manifestações serão levadas ao conhecimento do magistrado e da Administração do Tribunal e salientou que as observações registradas em ata são de grande valia para o aprimoramento da justiça.

Correição Integrada

Seguindo o novo modelo de correição integrada, adotado pela Corregedoria Regional do TRT-GO, os servidores e o magistrado da VT de Palmeiras e do Posto de Pires do Rio assistiram a palestras sobre temas na área de saúde, governança, estratégia e governança de dados. A corregedora fez questão de expressar sua profunda gratidão a todas as unidades participantes da correição integrada. Ela ressaltou a importância da iniciativa para o aprimoramento contínuo dos serviços judiciários, evidenciando o compromisso de todos com a eficiência e a qualidade.

Leia a ata correicional na íntegra.

WF/JM

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br