TRT-18 firma parceria com instituição de ensino e oferece bolsas a pessoas negras

Publicado em: 27/06/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

mãos em punho para cima e uma mão negra segurando a balança da JustiçaO Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) firmou um acordo de cooperação técnica com a Magistrar Educacional para oferecer 30 bolsas de estudo integrais a pessoas negras interessadas na magistratura trabalhista. A iniciativa é voltada à promoção da equidade racial no Poder Judiciário. As vagas são destinadas exclusivamente a pessoas pretas e pardas.

O objetivo da ação é ampliar a representatividade racial na magistratura e contribuir para a redução das desigualdades no acesso às carreiras públicas. O curso, oferecido pela Magistrar, será ministrado na modalidade de ensino à distância e contará com conteúdo preparatório voltado especificamente para concursos da Justiça do Trabalho.

O termo de cooperação foi assinado pelo presidente do TRT-18, desembargador Eugênio Cesário, e pelo representante da Magistrar Educacional, Leandro Rodrigues Miranda. A execução da iniciativa terá o acompanhamento da Escola Judicial do TRT de Goiás (Ejud 18).

Poderão se inscrever no processo seletivo, que será lançado em breve, pessoas negras que sejam bacharéis em Direito ou que estejam cursando o último ano da graduação. O critério racial será autodeclaratório, conforme o quesito de cor ou raça utilizado pelo IBGE.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para a promoção da diversidade e da inclusão racial no Judiciário com o intuito de combater o racismo estrutural e a exclusão histórica da população negra dos espaços de poder.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br