Com foco em segurança psicológica, prevenção e liderança responsável, neste mês de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) promoveu uma série de ações contra o assédio moral, sexual e todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho. Durante a programação, o Tribunal reafirmou seu compromisso com a construção de ambientes laborais saudáveis, seguros e livres de práticas abusivas.
Além da Semana de Combate ao Assédio, com palestras, oficinas e atividades educativas voltadas a magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados, o TRT-GO também promoveu uma série de reflexões sobre o tema em ações interativas nas suas redes sociais e realizou treinamentos de combate ao assédio com lideranças das unidades judiciárias.
A principal ação foi a Semana de Combate ao Assédio, de 5 a 9 de maio, cuja abertura contou com a participação especial da psicóloga Rita de Cássia Mendes, servidora aposentada do TRT-RN. Com o tema “Assédio: o inimigo silencioso da segurança psicológica no trabalho”, Rita abordou a natureza progressiva do assédio, seus impactos na saúde mental, na autoestima das vítimas e os sinais de alerta que podem ajudar na prevenção.
A programação também incluiu: Oficina de defesa pessoal com a instrutora Teomália Barbosa, especialista em Krav Maga; Palestra sobre “Liderança e Saúde Mental no Trabalho”, com o procurador federal Davi Cavalieri e palestra com a procuradora Janilda Guimarães, do Ministério Público do Trabalho. As transmissões dos eventos foram disponibilizadas nos canais institucionais do TRT-GO e do TRE-GO, com acesso restrito a contas corporativas por questões de direito autoral e segurança.

Uma das ações foi uma oficina com as psicólogas Gabriela Castro e Marina Cançado sobre assédio e liderança responsável
Ainda foi realizada uma capacitação com diretores de Varas do Trabalho e Cejuscs com a oficina “Enfrentamento à violência, ao assédio e a todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho”, conduzida pelas psicólogas Marina Cançado e Gabriela de Castro, da Divisão de Saúde do TRT-GO. A atividade abordou os diferentes tipos de assédio, inclusive o assédio horizontal, e estimulou os gestores a adotarem uma postura de escuta e acolhimento.
Distribuição de cartilhasOutra ação importante desenvolvida pela coordenação regional do Programa Trabalho Seguro e pelos subcomitês de combate ao assédio durante o mês de maio foi a distribuição de cartilhas nas unidades judiciárias e administrativas do TRT-GO em Goiânia e no interior. As publicações abordam os temas liderança responsável e práticas positivas no ambiente laboral. No interior, as cartilhas e os displays de acrílico para que elas sejam exibidas e disponibilizadas para leitura foram entregues pela equipe da Caravana da Saúde. Ao visitarem as unidades do interior, a equipe já levou também a mensagem do enfrentamento ao assédio.

Integrantes dos subcomitês de combate ao assédio visitaram unidades do interior, entre elas Rio Verde, para distribuir cartilhas
A psicóloga Marina Cançado, da Secretaria de Saúde do TRT-GO, frisou que as atividades do subcomitês de combate ao assédio no 1º e no 2º graus são permanentes e não se encerraram no mês de maio. Ela adiantou que estão previstas, para o segundo semestre de 2025, oficinas para os diretores dos gabinetes de desembargadores e outra para os diretores das unidades administrativas, além da capacitação dos membros dos subcomitês para a acolhida e trato de notícias de assédio no tribunal. “É bom lembrar também que os subcomitês seguem disponíveis e acessíveis para acolher notícias e atuar sempre com o propósito de promover ambientes de trabalho saudáveis e respeitosos”, finalizou Marina Cançado.
Veja a seguir uma mensagem do desembargador Welington Peixoto, coordenador do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no 2º grau, acesse os materiais de apoio nos links abaixo e lembre-se: “combater o assédio, é fazer justiça”.
Veja mais fotos da entrega de cartilhas em Goiânia e no interior.
Leia as cartilhas:
Guia prático por um ambiente de trabalho mais positivo
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br