O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (18ª Região) recebeu, na manhã desta segunda-feira (7/4), a Comissão Coordenadora do 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que será realizado de 6 a 9 de maio, em Goiânia, e terá como tema “Memória, Cultura e Diversidade”. A Comissão Executiva é composta por representantes dos três tribunais sediados em Goiás, que serão responsáveis pelo encontro: Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em parceria com o CNJ e com o apoio institucional da Seção Judiciária do Estado de Goiás (TRF1) e do Tribunal de Justiça Militar.
A reunião foi realizada no formato híbrido no auditório do Auditório do Plenário Ipê, localizado no Complexo Trabalhista, com participação presencial e virtual dos integrantes da Coordenação Executiva. A pauta incluiu as devolutivas das Subcomissões sobre a confirmação ou alteração de palestras, a avaliação da metodologia para elaboração da Carta de Goiás, a atualização sobre a produção dos materiais gráficos dos eventos, o alinhamento da recepção de autoridades e a coordenação dos protocolos com as equipes locais.

Reunião preparatória ENAN no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), com participantes presenciais e remotos conectados por videoconferência
Na sequência, foi apresentado o panorama do perfil dos inscritos no 5º Enam. Até o momento, o número de inscritos ultrapassa 476 participantes, sendo que 76 pessoas estão em lista de espera. Destacou-se a ampla representatividade de todos os estados e de diversas áreas do conhecimento.
O desembargador Elvecio Moura dos Santos, Coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-GO e vice-coordenador do 5º ENAM, ressaltou que a escolha de Goiânia como sede do evento visou prestigiar a Região Centro-Oeste e, ao mesmo tempo, traduz o sólido compromisso do Poder Judiciário goiano com a preservação de sua memória e de seu patrimônio histórico-cultural.
Estiveram presentes na reunião os desembargadores Itaney Campos (TJGO), desembargador eleitoral Rodrigo Brustolin (TRE-GO), o juiz Carlos Alexandre Böttcher, do TJ de São Paulo, e a juíza Ingrid Schroder Sliwka, da Justiça Federal do RS, integrantes da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do CNJ, além de servidores das áreas de gestão de memória, administração, comunicação e cerimonial dos três tribunais.

Da esquerda para direita, Heloísa Reis (TJ-GO), Ariony Castro (Centro de Memória – TRT-GO), desembargador do TRT Elvecio Moura, desembargador eleitoral Rodrigo Brustolin, historiador Filipe Pettres (TRE-GO) e historiador Nasr Chaul
O Enam é uma realização anual do CNJ em celebração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio. Essa 5ª edição conta com o tema “Memória, Cultura e Diversidade”, e reunirá magistrados, servidores e especialistas para debater práticas de preservação histórica e gestão documental. Além do TRT-GO, TRE-GO e do TJGO, o evento tem a parceria do CNJ e conta com o apoio institucional do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1 – Seção Judiciária de Goiás) e Tribunal de Justiça Militar. A solenidade de abertura será realizada no TJ-GO, enquanto o encerramento ocorrerá no Auditório dos Goyazes, no TRT-GO. Nessa ocasião, será entregue o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, que contemplará cinco categorias distintas, abrangendo desde o patrimônio arquitetônico e documental até pesquisas acadêmicas dedicadas ao tema.
Centro de memória do TRT-GO
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br