Autenticação via Gov.br para usuários externos no Proad é temporariamente suspensa

Publicado em: 31/03/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A Coordenadoria de Sistemas de Informação do TRT-GO informou que o acesso de usuários externos ao sistema eletrônico de tramitação de processos administrativos da Justiça do Trabalho – Proad – via autenticação do Gov.br está temporariamente suspenso. O motivo é a identificação de uma vulnerabilidade de segurança em credenciais de usuários Gov.br.

A falha de segurança identificada decorre da obtenção indevida de credenciais de usuários Gov.br por meio de um canal de atendimento do Poder Executivo. Assim, não se trata de vulnerabilidade nos serviços do Proad.

A suspensão de acesso está em conformidade com o Ofício Circular nº 6/2025/DTI do Conselho Nacional de Justiça, que comunicou a suspensão temporária do acesso de magistrados e servidores do Judiciário ao portal Jus.br e à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) por meio de login no Gov.br.

A situação já está sendo tratada e quando uma solução definitiva for implementada, a autenticação via Gov.br será reativada no Portal Proad. O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Nacional de Justiça tem atuado proximamente ao gestor da plataforma Gov.br para auxílio na correção da vulnerabilidade identificada. Além disso, a Polícia Federal foi acionada para investigação conjunta.

SC/LN

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br