Eugênio Cesário assume presidência do TRT-GO com reflexão sobre a democracia material e o papel da Justiça do Trabalho

Publicado em: 07/02/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Auditório iluminada durante solenidade de posse

Solenidade de posse dos novos dirigentes foi realizada no auditório dos Goyazes

“A Constituição protege qualquer forma de trabalho e o trabalhador moderno busca autonomia, sustentabilidade e trabalho decente”, ressaltou o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), desembargador Eugênio Cesário, ao reforçar a importância do Direito do Trabalho diante da modernização das relações de trabalho. Ele assumiu o cargo nesta sexta-feira em sessão solene no Auditório dos Goyazes, na sede do Tribunal, em Goiânia. A desembargadora Iara Rios tomou posse como vice-presidente e corregedora regional. Os dois desembargadores vão administrar o TRT-GO no biênio 2025/2027.

No início da cerimônia, o novo presidente externou sua comoção pelo falecimento do sogro Wagner Silva Lima no início da manhã desta sexta-feira (7/2). Ele considerava o sogro como um amigo conselheiro e irmão mais velho. “Venho aqui pelo dever de ofício e é esse dever que me traz aqui hoje”, disse agradecendo à esposa Ana Flávia, seus filhos, familiares e amigos que o apoiaram nesse momento difícil.

Em seu discurso, Eugênio Cesário lembrou sua carreira de 34 anos na magistratura e 43 anos de serviço público federal. Ele contou que sua trajetória no serviço público começou aos 16 anos como mensageiro na Telebrás e culminou com sua nomeação como juiz do trabalho em 1991. Natural de Alvarenga, Minas Gerais, o magistrado ressaltou o orgulho de suas raízes e relembrou suas contribuições ao Ministério da Educação e, em especial, as experiências no Acre, onde atuou em defesa de Chico Mendes, e no Tocantins onde prestou apoio à comunidade indígena Javaé. Também salientou o orgulho pelos títulos recebidos em Goiás, como o de Cidadão Vilaboense, Cidadão Goiano e Cidadão Goianiense.

Desembargador Eugênio discursando
Novo presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário
Justiça do Trabalho


Sobre a democracia e o direito atuais, Eugênio Cesário afirmou que o Direito do Trabalho não é uma invenção do socialismo, mas uma resposta da inventividade jurídica do liberalismo, mais precisamente do capitalismo, para o contexto do trabalho remunerado e subordinado, que superou a escravidão e a servidão. Ele destacou que o mundo do trabalho está em transformação, com novas formas de emprego, como trabalho remoto, terceirizado e uberizado, e questiona se a CLT ainda é adequada para essa realidade.

Ele criticou a visão de que todo trabalho fora do modelo tradicional seja visto como precarizado e argumenta que a Justiça do Trabalho deve se adaptar para proteger todas as formas de trabalho, não apenas o emprego formal. Por fim, menciona desafios da Justiça do Trabalho, como o aumento da demanda por processos, a necessidade de ampliação da estrutura do TRT-GO e o investimento em tecnologia para melhorar a eficiência e a celeridade dos julgamentos.

O novo presidente destacou que a democracia tem uma longa trajetória histórica e, apesar de suas imperfeições, continua sendo a melhor forma de governo. Ele citou Winston Churchill e Abraham Lincoln para enfatizar que a democracia não se resume apenas à realização de eleições, mas deve garantir que o governo atenda efetivamente às necessidades da população.

Desmbargador Geraldo discursando
Desembargador Geraldo Nascimento

“A verdadeira essência da democracia está em sua dimensão material, que se concretiza quando os eleitos governam para o povo, cumprindo suas promessas e promovendo políticas públicas que melhorem a vida da população”, ressaltou Cesário. Ele também disse que alguns líderes conseguem grande aprovação popular justamente porque compreendem essa diferença e focam em políticas públicas essenciais, como segurança e infraestrutura. Como exemplo, citou o governador Ronaldo Caiado, destacando sua atuação na área de segurança, e o prefeito Sandro Mabel, que demonstra comprometimento com a gestão municipal. “Democracia é o algoritmo que define a liberdade de todos nós”, concluiu.

Legado e avanços

Ao transmitir o cargo de presidente ao desembargador Eugênio Cesário, o desembargador Geraldo Nascimento expressou confiança na nova gestão e exaltou a trajetória do sucessor. “Temos certeza de que, com sua experiência e sabedoria, Sua Excelência conduzirá este Tribunal a novos patamares”, afirmou. Além disso, destacou a participação da desembargadora Iara Teixeira Rios como vice-presidente e corregedora, reforçando que a nova equipe dará continuidade ao trabalho de excelência já consolidado.

Geraldo Nascimento ressaltou os avanços conquistados durante sua gestão, especialmente na celeridade processual, no fortalecimento das parcerias institucionais e na valorização dos servidores. Entre os feitos mais expressivos, destacou a conquista, por dois anos consecutivos, do Selo Diamante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um reconhecimento da eficiência e da qualidade dos serviços prestados pelo Tribunal. “Apesar dos desafios, podemos afirmar com orgulho que estamos transmitindo o cargo em excelentes condições”, declarou.

Um homem e uma mulher segurando as mãos à frente em sinal de união

Presidente e vice-presidente do TRT, desembargadores Eugênio Cesário e Iara Rios



O ex-presidente mencionou alguns dos principais projetos desenvolvidos ao longo da sua gestão, como a reforma dos pisos do Foro Trabalhista de Goiânia; o lançamento das pedras fundamentais dos novos Foros Trabalhistas de Rio Verde e Anápolis e dos prédios das Varas do Trabalho de Jataí e da Cidade de Goiás, bem como a transferência da sede da Vara do Trabalho de Posse para a recém-inaugurada Vara do Trabalho de Águas Lindas. Além das conquistas administrativas, destacou o papel social da Justiça do Trabalho, mencionando ações voltadas à sustentabilidade e à inclusão.

Geraldo Nascimento também enfatizou o fortalecimento das parcerias institucionais, como os acordos firmados com o Ministério Público do Trabalho, a Advocacia-Geral da União e instituições financeiras, que contribuíram para a otimização da tramitação processual. Por fim, fez questão de agradecer o empenho e a dedicação dos desembargadores, juízes e servidores que contribuíram para o cumprimento da missão institucional da Justiça do Trabalho. “Sem o empenho e o profissionalismo de cada um, nada disso seria possível. Vocês são a alma deste Tribunal”, finalizou.

Confira o vídeo com a retrospectiva da gestão do biênio 2023/2025.


Homenagem ao novo presidente


O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, iniciou seu discurso enaltecendo a gestão do desembargador Geraldo Nascimento, segundo ele, marcada pelo trabalho em equipe, confiança e simplicidade. “Simplicidade boa, positiva, valorosa e valiosa”, resumiu ao mencionar o uso da linguagem simples e os procedimentos e protocolos quebrados, seja de improviso ou não. “Vossa Excelência fez a sua história e eu quero aqui deixar o abraço e os parabéns da Advocacia Goiana pelo trabalho feito por Vossa Excelência na presidência do Tribunal”, afirmou.

Ao saudar o novo presidente do TRT-GO, Lara Martins compartilhou uma experiência pessoal com o desembargador Eugênio Cesário, relembrando um mal-entendido ocorrido em uma audiência e posteriormente resolvido, o que resultou em respeito e admiração mútua. “Aprendi que admirar o Eugênio é só uma forma de compreendê-lo. Trata-se de um homem grande, inteligente, de opinião firme e que, tenho certeza, fará um belo trabalho à frente do tribunal”, declarou.

Representantes da OAB, Ministério Público e Amatra discursando
OAB, MPT e Amatra 18

Ao final da sua fala, Lara Martins prestou uma homenagem ao novo presidente do TRT, que compareceu à cerimônia mesmo diante da perda recente de seu sogro, Wagner Silva Lima. “Nada vai abalar o grande trabalho de Vossa Excelência neste tribunal”, enfatizou, convidando a advocacia presente a aplaudir o desembargador Eugênio Cesário em reconhecimento ao seu compromisso.

Harmonia

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Alpiniano do Prado Lopes, destacou a relação de harmonia institucional mantida nos últimos dois anos entre o MPT e o tribunal. Ele agradeceu ao presidente anterior, desembargador Geraldo Nascimento, pela condução tranquila e colaborativa durante sua gestão.

O procurador também parabenizou o novo presidente, desembargador Eugênio Cesário Rosa, e a vice-presidente, desembargadora Iara Rios, desejando-lhes sucesso na nova gestão. Ao novo presidente do TRT-GO, disse que aprendeu a admirá-lo. “Vi que o senhor é um homem muito sério, muito firme, que vai ter uma gestão extraordinária e que vai dar sequência no bom trabalho dos antecessores”, afirmou. Ele também destacou a trajetória de Iara Rios no Ministério Público do Trabalho, enfatizando sua dedicação e competência. “Lá, ela deixou muita saudade porque trabalhou com afinco e dedicação e aqui não será diferente”, destacou.

Alpiniano reforçou o compromisso do MPT em manter a parceria com o TRT-GO, destacando a importância de cada instituição cumprir seu papel com responsabilidade e cooperação, mas sempre trabalhando juntos pelo fortalecimento da Justiça do Trabalho. “Quero desejar boa sorte à nova gestão e conte sempre com o MPT”, ressaltou.

Apoio da Amatra 18

O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra-18), juiz Cleidimar Almeida, agradeceu ao desembargador Geraldo Nascimento pelo trabalho realizado à frente do tribunal, mantendo-o no padrão Diamante do Conselho Nacional de Justiça. Em seguida, parabenizou os desembargadores Eugênio Cesário e Iara Rios pelas suas novas funções. “Tenho plena confiança de que os novos administradores trarão o equilíbrio na manutenção de tudo de bom que já se construiu e a inovação que for possível, guiando nossa instituição para novos patamares de excelência”, salientou.

Cleidimar Almeida destacou a importância da valorização dos magistrados e servidores para a eficiência da Justiça do Trabalho. “Somos todos protagonistas no funcionamento de uma justiça eficaz e comprometida com os direitos fundamentais!”, afirmou. O presidente da Amatra 18 enfatizou que a administração de um tribunal exige não apenas competência técnica, mas também empatia, diálogo e desprendimento.

O juiz reiterou o compromisso da Amatra 18 em apoiar as novas lideranças do TRT-GO, promovendo o diálogo institucional, defendendo a independência da magistratura e colaborando para a melhoria das condições de trabalho de todos os integrantes do tribunal. Por fim, Cleidimar Almeida desejou uma gestão próspera e repleta de realizações, marcada por avanços, conquistas e pelo fortalecimento dos valores que norteiam a Justiça do Trabalho.


Coletiva à imprensa

Em entrevista à imprensa antes da solenidade, a vice-presidente e corregedora regional empossada, desembargadora Iara Rios, destacou que a nova gestão terá como prioridades ampliar a atuação da Justiça do Trabalho no interior de Goiás, continuar com a política de inclusão e de maior acesso do cidadão ao Judiciário Trabalhista e divulgar mais amplamente a atuação social e de justiça da Justiça do Trabalho.

Outro ponto enfatizado pela magistrada foi a importância da equidade de gênero no Judiciário. Segundo ela, a Justiça do Trabalho já possui um quadro equilibrado de juízes e juízas no primeiro grau, mas a gestão pretende avançar em iniciativas que contemplem servidoras, magistradas e o público feminino em geral. Entre as ações planejadas, estão medidas para garantir melhores condições às mulheres que atuam no tribunal, além de atender às necessidades de gestantes e mães lactantes.

Ao falar sobre a demanda processual, a desembargadora reconheceu que, inicialmente, após a reforma trabalhista, houve uma queda no número de processos na Justiça do Trabalho, mas que a demanda voltou a crescer nos últimos anos. Para ela, esse aumento reforça a importância do órgão na mediação das relações de trabalho e na proteção dos direitos dos trabalhadores, especialmente em um cenário de transformações e modernização do mercado. “Acho que a Justiça do Trabalho está preparada para atender a essas demandas das relações de trabalho que são tão dinâmicas”, afirmou Iara Rios.

Já o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, reforçou a relevância do TRT-GO pelos serviços prestados à população e destacou a parceria ampla do governo estadual com a Justiça do Trabalho, incluindo nos eventos do programa Goiás Social no interior. Ronaldo Caiado destacou sua longa história de parceria com tribunal, que começou com a criação da instituição nos anos 90. “Coube a mim, naquele momento, um trabalho forte para que nós tivéssemos aqui uma dotação orçamentária para comprar essa área da sede, que era do Agro Banco, e depois disso sempre no parlamento defendendo a ampliação do quadro de autoridades de desembargadores junto ao Tribunal Regional do Trabalho de Goiás”, salientou mencionando sua atuação como deputado e senador.

Caiado disse que fez questão, como governador do Estado, de estar na solenidade para cumprimentar a gestão do desembargador Geraldo Nascimento e a do presidente que agora assume, desembargador Eugênio Cesário, assegurando que o TRT-GO pode contar sempre com a parceria do governo de Goiás em todas as ações.

Ouvidoria e Escola Judicial

Na mesma solenidade foram empossados, ainda, o ouvidor, desembargador Daniel Viana Júnior, a ouvidora da Mulher, desembargadora Kathia Albuquerque, e a diretora da Escola Judicial (Ejud 18), desembargadora Rosa Nair Reis.

Mesa diretiva

Compuseram a mesa diretiva o presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes; o presidente da Amatra 18, juiz Cleidimar Castro de Almeida; e o presidente do Conselho Seccional da OAB Goiás, advogado Rafael Lara Martins.

Diversas autoridades do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, de Goiás e de outros estados, também prestigiaram a solenidade.

Confira a galeria de fotos da solenidade de posse.

Confira a galeria de fotos da recepção festiva.

Leia o discurso do desembargador-presidente, Eugênio Cesário, na íntegra.

Comunicação Social – TRT-18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br