TRT-GO inaugura nesta quinta, 23, um novo espaço para arte em Goiás, o Centro Cultural Trabalhista

Publicado em: 21/01/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Interior do Centro Cultural Trabalhista, localizado no térreo do novo prédio do TRT-GO

“Encontro com a arte” é o nome da mostra coletiva que reúne 70 obras, entre pinturas e esculturas, de 46 artistas residentes em Goiás. A exposição marca a inauguração do Centro Cultural Trabalhista e as obras passam a integrar seu acervo permanente. O novo espaço de exposições artísticas em Goiânia está localizado no pavimento térreo do Complexo Trabalhista de Goiânia, no setor Bueno, e tem o objetivo de fortalecer a cultura local, ampliando a difusão cultural no Estado de Goiás. A inauguração do Centro Cultural está marcada para o dia 23 de janeiro, às 16 horas. Durante o evento, haverá apresentação da banda “Os Lanternas”, formada por autistas atendidos pelo projeto NAIA (Núcleo de Arte e Inclusão do Autista). O repertório musical vai de Legião Urbana a Queen.

As 70 obras de arte que farão parte do acervo do Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) foram doadas pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás). A secretária de Cultura, Yara Nunes, ressaltou que a doação representa um gesto de grande importância para a cultura goiana, para o Poder Judiciário e, sobretudo, para os artistas das artes visuais de Goiás. “Esse ato de doação vai além da simples entrega de quadros ou esculturas, é um resgate da dignidade e uma afirmação da relevância da cultura para a sociedade”, completou.

Yara Nunes acrescentou que a doação cria uma relação simbólica entre a arte e a justiça, unindo dois universos que, embora pareçam distintos, se completam. Em relação à criação do Centro Cultural, a secretária destacou que é mais um meio para os artistas serem valorizados e reconhecidos.

Para o presidente do TRT, desembargador Geraldo Nascimento, o Tribunal abre mais uma vez as suas portas para a arte, mas vai além do âmbito artístico. “Ao valorizar os artistas goianos e oferecer à comunidade acesso à cultura por meio do novo espaço, a Justiça do Trabalho goiana contribui para o fortalecimento da identidade cultural do Estado e demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento cultural e social da região”, ressaltou.

As obras

As obras têm temas e técnicas variadas e foram produzidas, em grande parte, durante a pandemia de covid-19. Os artistas, à época, foram financiados pela Lei Emergencial Aldir Blanc e apoiados pelo Governo de Goiás, por meio da Secult Goiás. O Concurso para Seleção de Projetos de Artes Visuais, fruto desta lei e lançado pelo Estado, se tornou uma porta de oportunidades para os criadores goianos, que, mesmo com os desafios da crise sanitária, tiveram a chance de produzir e compartilhar suas obras.

Conheça os artistas

Entre os artistas cujas obras compõem agora o acervo permanente do tribunal estão Fernando Costa Lima, Pitágoras, Lívia Chagas, Edney Antunes, Dacruz e Selma Parreira. Veja a lista completa ao final da matéria.

Pitágoras é um pintor e desenhista autodidata e é reconhecido como um dos mais importantes artistas contemporâneos brasileiros, sua obra é marcada por uma visão crítica e satírica da estética humana, utilizando uma variedade de materiais para expressar suas ideias.

Selma Parreira é uma artista visual brasileira que atua em diversas linguagens, incluindo pintura, fotografia, instalação e intervenção urbana; é professora na Faculdade de Artes Visuais da UFG, contribuindo significativamente para a formação de novos artistas. Sua produção artística aborda temas relacionados à memória, identidade e cotidiano, utilizando objetos e materiais que evocam narrativas poéticas e reflexões sobre o desuso e a obsolescência.

Edney Antunes é reconhecido por suas obras que exploram a interseção entre arte e questões sociais. Sua produção inclui instalações, performances e intervenções urbanas que abordam temas como a realidade dos trabalhadores e desempregados. 

Veja quem são os artistas autores das obras doadas para o Centro Cultural Trabalhista:

Amanda Naomi YukiFaustoJessika LorraneMicael Santos OliveiraWalter Pimentel
André Felipe CardosoFerdsJosé Willian Vasconcelos MenezesNancy de MeloWander Von Wander
Antonio José Drummond BarbozaFernando AmbrosiKbocoPedro Campos
BaduFernando Costa FilhoLauricePedro Galvão
BroaFrancisco VeigaLidi VilelaPitágoras
Carlos MonarettaFrontanaLilian TôrresRabbit
DacruzGilmar Ferreira da SilvaLívia ChagasRei Souza
Dan LemosGuilherme Nélio Freitas ChapiniMaicon Cesar de Assis Soares CaetanoRenan Accioly
Daniela MarquesHeitor MaiaMarcello SilvaSelma Parreira
Diego Chagas OliveiraIlda Aparecida Ribeiro de Santa FéMari SoaresSnow
Edney AntunesIsaac AlarcãoMaria Clara Curti Vieira AlvesSuelita Silva Costa

Serviço:

Inauguração do Centro Cultural Trabalhista e abertura da exposição “Encontro com a Arte” (com apresentação da Banda “Os Lanternas”, formada por jovens autistas atendidos pelo projeto NAIA – Núcleo de Arte e Inclusão do Autista)
Data e horário: 23 de janeiro às 16h
Local: térreo do novo prédio do Complexo Trabalhista – Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
Rua T-52, nº 554, Setor Bueno, Goiânia – GO (entrada também pode ser feita pelo 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, na Rua T-51)

Comunicação Social do TRT-18 com informações da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br