
Descerramento da pedra fundamental
O projeto do novo prédio do Foro Trabalhista de Anápolis terá área construída de 2.741,59 m² e será edificado num terreno de 4.610 m², doado pela prefeitura da cidade. Durante o lançamento da pedra fundamental, no dia 14 de agosto, o presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento, ressaltou que a obra oferecerá um ambiente novo, moderno e adequado à cidade. “Reafirmamos e reforçamos a preocupação do Tribunal com a qualidade de vida das inúmeras pessoas que frequentarão este prédio diariamente”, afirmou.
Segundo o presidente, o espaço está sendo projetado com foco na acessibilidade e na sustentabilidade e proporcionará benefícios econômicos e ambientais ao empreendimento, que tem localização privilegiada. Por fim, Geraldo Nascimento agradeceu as parcerias firmadas com o Executivo, o Legislativo, a OAB e os juízes do Foro Trabalhista. Ele citou o empenho do diretor-geral, Álvaro Resende, que idealizou e conduziu todo o processo, o diretor do Foro, juiz Luis Eduardo Paraguassu, o procurador-geral do Município de Anápolis, Carlos Alberto Fonseca, e o conselheiro da OAB, seccional de Anápolis, Tiago Neri de Souza. “Eles desempenharam um papel crucial para a consecução desse objetivo”, concluiu.
O presidente da OAB-Goiás, Rafael Lara, cumprimentou os principais envolvidos no projeto do novo prédio e disse que ele será histórico. “Quero aqui apenas registrar a alegria da advocacia de todo o estado de Goiás, especialmente da subseção de Anápolis por esse momento. Alegria porque Anápolis, como a maior cidade do estado de Goiás após a sua capital, há muito merece um fórum trabalhista à altura da advocacia que ela tem, à altura do polo industrial e empresarial que possui e à altura dos trabalhadores que buscam a Justiça do Trabalho de Anápolis”, afirmou.
O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, disse que a Avenida Brasil será revitalizada e que a administração também construirá uma ponte estaiada ligando a Avenida Pedro Ludovico e a Avenida Brasil para promover maior acessibilidade e mobilidade na região. Ele destacou que a área doada tem três vias de acesso, o que também facilita a chegada ao futuro prédio do Foro Trabalhista. “Essa importante região de Anápolis recebe um prédio que, com toda certeza, será mais um cartão postal para a cidade”.
O projeto arquitetônico do novo Foro Trabalhista de Anápolis já está pronto e prevê a construção de um edifício com pilotis e dois pavimentos abrangendo uma área de 2.741,59 m². Após sua aprovação pela prefeitura, será elaborado o projeto executivo, que envolve a estrutura, a parte elétrica e a hidráulica. Em seguida, os projetos serão submetidos ao Tribunal Pleno para depois serem encaminhados ao Órgão Especial do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a quem caberá a aprovação final do projeto e a liberação de recursos.
De acordo com a Divisão de Engenharia do TRT, os projetos seguem todas as especificações da Resolução 70/2010 do CSJT. A obra foi orçada em R$ 20 milhões e a previsão é que a construção tenha início em 2026. As novas instalações deverão atender melhor a demanda de todos os 17 municípios da jurisdição.
Participaram da solenidade várias autoridades locais, entre elas o vice-presidente do TRT, desembargador Eugênio Cesário, o desembargador Gentil Pio, o procurador-geral do município, Carlos Alberto Fonseca, o conselheiro da OAB, seccional de Anápolis, Tiago Neri de Souza, o presidente da subseção, Samuel Santos, magistrados e servidores das varas do trabalho locais, entre outros.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br