TRT-GO lança pedra fundamental das futuras instalações do Foro Trabalhista de Anápolis

Publicado em: 15/08/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Na imagem, há um grupo de nove homens em pé, na inauguração da Pedra Fundamental das futuras instalações do Foro Trabalhista de Anápolis. No centro, está a placa de inauguração em destaque. O homem à esque

Descerramento da pedra fundamental

O projeto do novo prédio do Foro Trabalhista de Anápolis terá área construída de 2.741,59 m² e será edificado num terreno de 4.610 m², doado pela prefeitura da cidade. Durante o lançamento da pedra fundamental, no dia 14 de agosto, o presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento, ressaltou que a obra oferecerá um ambiente novo, moderno e adequado à cidade. “Reafirmamos e reforçamos a preocupação do Tribunal com a qualidade de vida das inúmeras pessoas que frequentarão este prédio diariamente”, afirmou.

A imagem mostra dois homens em um cenário de evento ou coletiva de imprensa. O homem em primeiro plano está usando um terno escuro com risca de giz, uma camisa branca e uma gravata escura com padrões sutis. Ele está falando em um microfone, parecendo estar fazendo um discurso. Ele tem cabelo grisalho curto, rosto expressivo, e está segurando papéis ou notas na mão direita.Ao fundo, há outro homem, mais jovem, que também está vestindo um terno escuro, camisa branca e gravata com padrões pequenos. Ele usa óculos de armação grossa e parece estar prestando atenção ao que o primeiro homem está dizendo. Eles estão posicionados em frente a um fundo branco e azul, que parece ser parte de uma estrutura montada para o evento.

Presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento

Segundo o presidente, o espaço está sendo projetado com foco na acessibilidade e na sustentabilidade e proporcionará benefícios econômicos e ambientais ao empreendimento, que tem localização privilegiada. Por fim, Geraldo Nascimento agradeceu as parcerias firmadas com o Executivo, o Legislativo, a OAB e os juízes do Foro Trabalhista. Ele citou o empenho do diretor-geral, Álvaro Resende, que idealizou e conduziu todo o processo, o diretor do Foro, juiz Luis Eduardo Paraguassu, o procurador-geral do Município de Anápolis, Carlos Alberto Fonseca, e o conselheiro da OAB, seccional de Anápolis, Tiago Neri de Souza. “Eles desempenharam um papel crucial para a consecução desse objetivo”, concluiu.

Na imagem, vemos um homem de pele clara usando um terno azul elegante e gravata listrada em tons de rosa claro. Ele está em um púlpito, falando ao microfone, com as mãos ligeiramente abertas, como se estivesse explicando ou fazendo um gesto de ênfase. Seu cabelo é escuro e bem penteado, e ele exibe uma expressão séria e atenta.Atrás dele, há outro homem mais jovem, de óculos, terno escuro e gravata, observando com atenção. Ao fundo, pode-se ver um banner que menciona o "TRT-18ª Região – Goiás", além de cores que lembram tons institucionais, sugerindo que se trata de uma inauguração oficial.

Presidente da OAB-Goiás, Rafael Lara

O presidente da OAB-Goiás, Rafael Lara, cumprimentou os principais envolvidos no projeto do novo prédio e disse que ele será histórico. “Quero aqui apenas registrar a alegria da advocacia de todo o estado de Goiás, especialmente da subseção de Anápolis por esse momento. Alegria porque Anápolis, como a maior cidade do estado de Goiás após a sua capital, há muito merece um fórum trabalhista à altura da advocacia que ela tem, à altura do polo industrial e empresarial que possui e à altura dos trabalhadores que buscam a Justiça do Trabalho de Anápolis”, afirmou.

Na imagem, há um homem de meia-idade em foco, falando em um microfone durante um evento. Ele está vestindo uma camiseta polo azul com detalhes brancos nas mangas e óculos de grau. Seu cabelo é curto e grisalho, e ele gesticula com uma das mãos, como se estivesse explicando algo ou enfatizando um ponto em seu discurso.Ao fundo, está um banner com o logotipo do "TRT-18ª Região – Goiás", representando a Justiça do Trabalho. Atrás do homem que fala, há dois outros homens, um deles vestindo terno escuro e gravata verde clara, observando atentamente a fala.

Vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido

O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, disse que a Avenida Brasil será revitalizada e que a administração também construirá uma ponte estaiada ligando a Avenida Pedro Ludovico e a Avenida Brasil para promover maior acessibilidade e mobilidade na região. Ele destacou que a área doada tem três vias de acesso, o que também facilita a chegada ao futuro prédio do Foro Trabalhista.  “Essa importante região de Anápolis recebe um prédio que, com toda certeza, será mais um cartão postal para a cidade”.

O projeto
Maquete das futuras instalações do Foro Trabalhista de Anápolis

Nova sede – vista aérea

O projeto arquitetônico do novo Foro Trabalhista de Anápolis já está pronto e prevê a construção de um edifício com pilotis e dois pavimentos abrangendo uma área de 2.741,59 m². Após sua aprovação  pela prefeitura, será elaborado o projeto executivo, que envolve a estrutura, a parte elétrica e a hidráulica. Em seguida, os projetos serão submetidos ao Tribunal Pleno para depois serem encaminhados ao Órgão Especial do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a quem caberá a aprovação final do projeto e a liberação de recursos.

De acordo com a Divisão de Engenharia do TRT, os projetos seguem todas as especificações da Resolução 70/2010 do CSJT. A obra foi orçada em R$ 20 milhões e a previsão é que a construção tenha início em 2026. As novas instalações deverão atender melhor a demanda de todos os 17 municípios da jurisdição.

Participaram da solenidade várias autoridades locais, entre elas o vice-presidente do TRT, desembargador Eugênio Cesário, o desembargador Gentil Pio, o procurador-geral do município, Carlos Alberto Fonseca, o conselheiro da OAB, seccional de Anápolis, Tiago Neri de Souza, o presidente da subseção, Samuel Santos, magistrados e servidores das varas do trabalho locais, entre outros.

A imagem mostra um grupo de oito homens posando para uma foto da inauguração. Todos estão de pé em uma linha reta, com a placa de inauguração ao centro, colocada sobre um pedestal branco.Os homens à esquerda e à direita estão vestidos de terno e gravata, exceto o homem de camisa azul, que está casualmente vestido com uma camiseta polo. A maioria está usando terno e gravata em diferentes cores, com destaque para o homem de terno azul claro com gravata amarela.O fundo da imagem é composto por uma estrutura branca que parece ser uma tenda. Todos na foto estão olhando para a câmera e sorrindo, indicando que este é um momento solene e importante.

Autoridades presentes

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br