Meu nome é Lucíola. Sou servidora da Justiça do Trabalho há quase 11 anos. Entrei no Tribunal em outubro de 2011 e em 2017 passei por uma crise muito grande em diversas áreas da minha vida. Dentre elas estavam o excesso de trabalho, os prazos e uma enorme insatisfação que me consumiam de tal forma que eu quase adoeci.
Diante de tal situação, compreendi que eu precisava buscar algumas coisas que eu gostasse de fazer no meu dia a dia. Percebi que o fato de eu trabalhar só pelo dinheiro e de não estar fazendo nada na minha vida com amor, sentido e propósito era o real motivo da minha insatisfação.
Então, comecei a buscar de forma incessante por algo que eu pudesse fazer e me sentir bem e realizada. Testei várias coisas nesse caminho: trabalho social com crianças abandonadas, curso de arte, pintura, dança, até me aprofundar nos estudos sobre desenvolvimento humano e me apaixonar por essa área profissional.
Quanto mais eu estudava, mais eu queria aprender e me desenvolver. E o fato de eu me permitir buscar o que fazia sentido para mim melhorou até mesmo a minha relação com meu trabalho aqui no Tribunal. A crise simplesmente passou.
Depois de tanto estudar sobre desenvolvimento pessoal, de repente eu percebi que aquilo já não era mais somente um hobbie, já que eu estava cada dia mais engajada em me profissionalizar nesta área profissional e isso me fazia muito bem, eu me sentia muito feliz e realizada.
Ao perceber essa virada na minha vida, eu comecei a sentir vontade de contar isso para as pessoas. Afinal, acredito que todo ser humano possui algo que pode fazer na vida que te dê tanta satisfação pessoal e realização quanto a que eu sinto por me permitir fazer o que amo.
E, de 2019 para cá, já criei e ministrei treinamentos em grupo, palestrei, dei curso online, fiz inúmeros atendimentos individuais e recentemente escrevi um livro.
Hoje, depois de 5 anos imersa em estudos de temas que amo e diversas formações profissionais, me tornei pesquisadora de métodos práticos e objetivos para o desenvolvimento da autenticidade/individualidade do ser humano, consultora de talentos e pontos fortes certificada Gallup, criadora do Método Movimente-se com Autenticidade com Capacitação Profissional em Desenvolvimento Humano e Educação Digital, Pós-graduada em Neurociência do Desenvolvimento, Pós graduanda em Psicologia Analítica, Pesquisadora do impacto do movimento dos astros na personalidade e no comportamento humano, Mentora de Autoconhecimento para o Despertar da Autenticidade e, agora, Escritora.
Quando tudo isso começou na minha vida, eu não imaginava ser capaz de chegar a tanto. Só fazia por amor e por me sentir realizada, mas foi justamente essa sensação de realização que me impulsionava a sempre querer saber mais. Foi essa paixão por entender a mente e a complexidade humana que me levou a conquistar tantas coisas na minha vida em tão pouco tempo.
Com isso, diante de tudo que vivi nos últimos anos, decidi escrever um livro. O lançamento do meu primeiro livro aconteceu no último mês de agosto na Livraria da Vila em São Paulo e na Livraria Palavrear em Goiânia.
O livro se chama “Por trás do sorriso dela” e serve como fonte de inspiração para que os leitores possam compreender a força de um processo de desenvolvimento humano e consigam seguir seus caminhos de evolução e crescimento pessoal, encarando suas fragilidades e encontrando meios seguros para se reinventar e buscar coisas que lhe tragam mais prazer e lhes façam mais sentido em suas vidas.
A quem se interessar, o livro está sendo vendido na internet pelos sites da Amazon, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Americanas e no site da editora CRV.
Também no meu instagram profissional @luciolarocha é possível adquirir um exemplar.
Muito obrigada pela leitura e espero que meu livro contribua para a sua jornada de crescimento e desenvolvimento pessoal de alguma forma!
Texto de Lucíola da Rocha e Santos
Este espaço Pauta Livre é seu! Participe! Envie seu texto com PAUTA LIVRE no título, se possível, com foto, para comunicacao@trt18.jus.br
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br