Durante quatro dias seguidos, magistrados e servidores participaram da oficina “Construção conjunta da operacionalização do laboratório de inovação do TRT-18”. Instituído em 2021, o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-18 (LIODS) é um espaço criativo e colaborativo para o desenvolvimento de novas ideias, práticas, produtos, processos, tecnologias ou para a aplicação de melhorias que gerem diferencial e valor à Justiça do Trabalho, além de se destinar a fomentar a integração à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para sustentabilidade do planeta e desenvolvimento da sociedade. Confira o vídeo com cenas do encerramento da oficina.
Promovida pela Escola Judicial do TRT-18 em parceria com a Governança e Gestão Estratégica, a oficina foi realizada entre 4 e 7 de julho e contou com os facilitadores Welington Samuel e Yoshimi Ofuji Guerra, ambos servidores do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que, durante o curso, fizeram abordagens relacionadas à inovação, particularmente o Design Thinking e a Resolução Criativa de Problemas.
O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, participou do encerramento da oficina, na manhã da última sexta-feira, 7/7, momento em que os participantes, divididos em três grupos, realizaram apresentações sobre inovação. “Fiquei admirado e surpreso com o engajamento dos participantes”, exclamou o presidente, se comprometendo a continuar dando todo o apoio necessário para o crescimento desse espaço de inovação.
O desembargador Paulo Pimenta, coordenador do LIODS do TRT-18, participou da oficina e falou da importância o laboratório, que “ainda é um bebê, necessita de cuidados e está sendo preparado para dar seus primeiros passos”. Ele comentou que a oficina congregou “tantas pessoas heterogêneas, com origens distintas, das áreas judiciária e administrativa, unidas com esse propósito de criar”, ressaltando a importância de cada um dos participantes serem “padrinhos e madrinhas” desse laboratório. O secretário-geral de Governança e Gestão Estratégica, Robnaldo Alves, aproveitou o momento para registrar que “esse laboratório é do Tribunal, mas também da sociedade, de toda a comunidade e todos são bem-vindos”.
Além dos magistrados e servidores que o integram, o LIODS também conta com dezenas de laboratoristas, entre juízes e servidores, que se inscreveram para serem colaboradores voluntários do laboratório.
Qualquer pessoa pode encaminhar ideias para o LIODS do TRT-18 ou solicitar participação como laboratorista, basta usar o e-mail inovacao@trt18.jus.br. Informe-se, também, na página dedicada ao laboratório, hospedada no site do TRT-18, na aba “Institucional” dentro de Governança e Estratégia.
LN/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br