Subcomitê apresenta levantamento do teletrabalho no TRT-18 em 1ª reunião do colegiado

Publicado em: 30/03/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Foto dos participantes da reunião olhando para o telão da sala. Os integrantes do Subcomitê de Gestão do Teletrabalho reuniram-se pela primeira vez na manhã de quarta-feira, 29/03, na sala de reuniões da Vice-Presidência do TRT-18 para a apresentação de um painel gerencial da situação atual do teletrabalho no tribunal e discussão da regularização dos servidores nesse regime. O subcomitê foi instituído por meio da Portaria TRT 18ª SGPE Nº 431/2023 e é coordenado pelo vice-presidente, atualmente o desembargador Eugênio Cesário, que participou da reunião.

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGPe) apresentou um relatório com o percentual de servidores em teletrabalho e as condições em que o trabalho remoto está sendo feito no tribunal goiano. Até ontem, 360 servidores estão formalizados no teletrabalho, representando 25% da força de trabalho do TRT-18.

O juiz do Trabalho Platon de Azevedo Neto, juiz auxiliar da Vice-Presidência, disse que esse relatório será divulgado para dar transparência à forma pela qual o TRT-18 está tratando esse tema bastante sensível.

Foto colorida do desembargador Eugênio e do juiz Platon Neto sentados lado a lado e de perfil

Desembargador Eugênio Cesário Rosa e juiz Platon Neto

O magistrado afirmou que o teletrabalho é um desejo de muitos servidores, mas que, por outro lado, há a necessidade do retorno presencial. “A Administração está cuidando desses interesses, assegurando o percentual de 30% permitido e o retorno ao trabalho presencial naquilo que é necessário. Pelo que foi visto aqui hoje, está tudo muito bem encaminhado, o tribunal tem respeitado todas as normas e garantido o teletrabalho àqueles que dele precisam”, avaliou o magistrado.

O servidor Mateus Mendonça, diretor da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da SGPe, explicou que o painel elaborado na ferramenta Power BI e apresentado durante a reunião mostra, em tempo real, o percentual de servidores em teletrabalho em cada Vara, Gabinete e unidade administrativa e a modalidade, se integral ou parcial. “É com base nesse painel que a gente pode autorizar ou não eventual pedido de teletrabalho”, completou. O painel será divulgado em abril na intranet do TRT-18 na aba “Pessoas”.

Trabalho presencial

Outra pauta tratada na reunião foi o anúncio de que a STI e a SGPe estão trabalhando conjuntamente em outro painel gerencial para a fiscalização da presença física dos servidores que não estão em teletrabalho, conforme normatização da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

Segundo Mateus Mendonça, esse painel também deve ser apresentado em abril e será o mecanismo pelo qual a Gestão de Pessoas, a Corregedoria e a Presidência do TRT-18 poderão ter controle da presença dos servidores nas dependências do tribunal. Ele frisou, no entanto, que não se trata de controle de jornada nem de ponto eletrônico, mas apenas controle de presença nas dependências do tribunal, maneira encontrada de atender às exigências da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

Também participaram da reunião o juiz Fernando Rossetto, presidente da Amatra 18; secretário-geral da Presidência, Humberto Ayres; o diretor-geral do tribunal, Álvaro Resende; o secretário-geral de Governança e Estratégia, Robnaldo Alves; o secretário-geral Judiciário, Cleber Pires; o diretor da SGPe, Gercivaldo Lorero Júnior; a diretora da Divisão de Saúde, Patrícia Vieira; além dos servidores José Custódio Neto, Karla di Faria, Ângela Oliveira, Fábio Borges Júnior, Wedson Leite e Thiago Marinho do Nascimento.

WF/RR/FV

Comunicação Social/TRT-18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br