O coordenador do Comitê Regional de Efetividade da Execução, juiz do trabalho Luciano Crispim, responsável pela Secretaria de Execução do TRT-18, o juiz do trabalho Rafael Guimarães, o secretário-Geral Judiciário, servidor Cleber Pires, e a diretora da Divisão de Pesquisa Patrimonial, servidora Roberta Vaneska, visitaram, no dia 16 de setembro, os Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Distrito Federal-PCDF e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios-MPDFT. Esses espaços são integrantes da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (REDE-LAB).
O objetivo da visita foi buscar a ampliação dos conhecimentos técnicos do tribunal sobre o tratamento de dados em massa, para tornar mais efetiva a pesquisa de patrimônio de devedores. Durante o encontro, foram apresentadas ferramentas que permitem análises automatizadas em grandes volumes de informações, principalmente no tratamento de dados financeiros obtidos por meio do sistema Simba.
Os integrantes da equipe brasiliense compartilharam, ainda, a versão simplificada da ferramenta de tratamento de dados CONFITEOR desenvolvida e utilizada pelo MPDFT. Também foi sinalizada a realização de um termo de cooperação técnica entre o Centro de Inteligência da PCDF e o TRT-18 para o compartilhamento da ferramenta DELOS. Esse instrumento permite a análise de dados relativos a quebras de sigilo bancário, automatizando o recebimento, tratamento e análise de dados financeiros.
Participaram da reunião, o promotor de Justiça do Centro de Inteligência (CI) Marcelo; a promotora de Justiça do CI Carolina Soares; Carlos Renato Resende, coordenador da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça; a delegada Márcia Alves, coordenadora do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), da Polícia Civil do DF; o juiz Luciano Crispim, Coordenador do Comitê Regional de Efetividade da Execução e responsável pela Secretaria de Execução do TRT-18, o juiz Rafael Vitor Guimarães, Cleber Pires, secretário-geral Judiciário e Roberta Vaneska, diretora da Divisão de Pesquisa Patrimonial. (conforme foto, da esquerda para a direita).
Comunicação Social/TRT-18, com a colaboração da Divisão de Pesquisa Patrimonial
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br