Correição registra bom desempenho da VT de Valparaíso no cumprimento das metas do CNJ

Publicado em: 13/06/2022
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Equipe da Vara do Trabalho de Valparaíso

Equipe da Vara do Trabalho de Valparaíso

A correição realizada na Vara do Trabalho de Valparaíso de Goiás no início de junho registrou bom desempenho da unidade no cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2022. A unidade conseguiu cumprir todas as quatro metas do CNJ para este ano durante o período correicionado (janeiro a maio).Também foi destaque o incremento de 23% na demanda processual da VT em 2021, com 1746 novas ações trabalhistas.

Com relação ao prazo médio de duração dos processos, no rito ordinário esse prazo está abaixo dos 180 dias recomendado pela Corregedoria Regional. Já quanto ao rito sumaríssimo, o prazo aferido está acima da meta estipulada, que seria de 90 dias. O desembargador-corregedor Geraldo Nascimento recomendou aos magistrados atuantes na unidade um esforço maior para a redução e adequação desses prazos.

Taxa de congestionamento
Corregedor recebeu advogados da região em audiência pública de correição

Corregedor recebeu advogados da região em audiência pública de correição

A Vara do Trabalho de Valparaíso também destacou-se na redução da taxa de congestionamento, apresentando bom desempenho tanto em 2021 como em 2022. Esse indicador mede o percentual de casos que permaneceram pendentes de solução em relação ao total que tramitou no período de um ano. Assim, quanto menor a taxa de congestionamento, maior é a facilidade da unidade em lidar com seu estoque processual.

Em 2021, a VT de Valparaíso iniciou 381 execuções e baixou 523, culminando em uma taxa de congestionamento líquida de 38%, percentual abaixo da média do Regional no mesmo ano. Os limites estabelecidos são de 40% para a fase de conhecimento e 65% para a fase de execução. O corregedor parabenizou a equipe pelo resultado e pediu que continuem incluindo mais processos em pauta na fase executória para tentativa de conciliação, visando à continuidade do bom desempenho da unidade.

Desempenho no IGest

Conforme o Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), a Vara do Trabalho de Valparaíso ocupa o 16º lugar entre 88 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual. Na última visita correcional, a unidade estava posicionada em 11º lugar. Já no TRT de Goiás, a unidade ocupa o 1º lugar entre duas Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.

Para ver os detalhes da correição na VT de Valparaíso, acesse a ata correicional.

Comunicação Social TRT-18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br