
Autoridades presentes à solenidade de aposição de fotografia do desembargador Paulo Pimenta na Galeria de ex-presidentes
A solenidade de aposição da fotografia do desembargador Paulo Pimenta foi realizada no final da tarde de sexta-feira, (27/5), no gabinete da Presidência. O homenageado presidiu o Tribunal no biênio 2019/2021. A foto foi descerrada pelos desembargadores Daniel Viana Júnior e Geraldo Nascimento, presidente e vice-presidente do TRT goiano, respectivamente, além do desembargador Paulo Pimenta.
Em seu discurso, Pimenta agradeceu a todos os terceirizados, servidores, magistrados, advogados e membros do Ministério Público, bem como outras instituições que atuaram em parceria com a Justiça do Trabalho naquele biênio. Ele afirmou que vê a galeria não como uma forma de idolatria dos retratados, “mas como um fio condutor da memória daqueles que viveram uma determinada época”.

Paulo Pimenta: “Essa foto nos representa a todos, pois SOMOS TRTodos!”, lembrou o desembargador citando o lema de sua gestão
Nas palavras do desembargador, “cada presidente retratado traz à lembrança dele um determinado período da história do Tribunal, com suas luzes e sombras, erros e acertos, vicissitudes e conquistas, enfrentadas e alcançadas pelos gestores de então, com os recursos e as dificuldades próprias de cada momento, construindo a Justiça do Trabalho em Goiás”.
Sobre sua gestão, ele lembrou que ela representou todo um coletivo de esforços de pessoas que se uniram, emprestando seus talentos e empenho para, da melhor maneira, continuar levando o TRT-18 ao cumprimento da sua missão da forma mais eficiente e prazerosa possível. “Pessoas que compraram uma ideia de gestão e não apenas a revenderam, mas efetivamente praticaram e até aperfeiçoaram essa ideia”. Por fim, Paulo Pimenta agradeceu à administração atual, em especial ao presidente Daniel Viana, que tanto o auxiliou em sua gestão.
O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18), Fernando Rossetto, falou em nome de todos os magistrados e parabenizou o homenageado pela gestão profícua e eficiente exercida no biênio 2019/2021. “O que me encantou na 18ª Região foi o sentimento de proximidade que o Tribunal tem com os magistrados e servidores e até mesmo com os jurisdicionados. A administração se preocupa muito em atender da melhor forma a todos, sempre visando o interesse público”, concluiu.
O presidente do TRT, desembargador Daniel Viana Júnior, reforçou o papel simbólico, mas de extrema relevância, de uma galeria de ex-presidentes. “Muito mais que simples retratos, essa parede é história, uma representação da memória do TRT”, ressaltou.

Daniel Viana: “Cada foto aqui busca evocar no observador que a contempla a contribuição que aquele ou aquela presidente trouxe a este regional. É simplesmente um símbolo, mas são os símbolos que nos ajudam a ver e exaltar valores às vezes abstratos e impalpáveis”
Daniel Viana lembrou os dois anos de gestão do colega Paulo Pimenta, que colecionou excelentes resultados nas áreas administrativa e jurisdicional e, principalmente, sua capacidade de gestão e liderança que afloraram mais ainda durante a pandemia. “Fui testemunha ocular que vossa excelência, de forma incansável, democrática e sempre republicana, soube conduzir nosso Tribunal, dividindo tarefas, ouvindo juízes, servidores e advogados, em busca do melhor caminho para que a prestação jurisdicional, nossa missão constitucional, não fosse interrompida”, salientou.
O presidente mencionou, ainda, o fato de o TRT-18 ter conquistado naquele biênio mais um prêmio de qualidade do CNJ, na categoria diamante, período também em que foi inaugurado o Complexo Trabalhista de Goiânia. “Tive a sorte e a honra de estar ao seu lado durante sua gestão na condição de vice-presidente e aprendi na prática, e pelo exemplo, como administrar um tribunal grande e pujante como o TRT-18”, disse.
Também estiveram presentes à solenidade os desembargadores Geraldo Nascimento, vice-presidente, Iara Teixeira Rios, diretora da Ejud-18, Mário Bottazzo, Welington Peixoto e Silene Aparecida Coelho, os advogados Rafael Lara Martins, presidente da OAB-Goiás, e Jerônimo José Batista Júnior, presidente da Agatra, o juiz Fernando Rossetto, presidente da Amatra 18, o diretor-geral do TRT, Álvaro Resente, o secretário-geral da Presidência, Gustavo Seixas, o vice-presidente da Asjustego, José Custódio Neto e o presidente do Sinjufego, João Batista Vieira.
Fabíola Villela
Comunicação Social – TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br