A Terceira Turma de julgamento do TRT-18 realizou nesta quinta-feira (20/10) a primeira sessão judicial na modalidade híbrida e recebeu cerca de 100 acadêmicos do curso de Direito de várias faculdades de Goiânia para conhecer o funcionamento do Tribunal e acompanhar o julgamento de processos judiciais.
A sessão híbrida inaugurada marca o retorno das atividades presenciais, uma vez que durante todo o período da pandemia as sessões vinham sendo realizadas apenas na modalidade telepresencial. Na modalidade híbrida da sessão, desembargadores, advogados, o representante do Ministério Público do Trabalho e servidores do TRT-18 podem participar presencial ou telepresencialmente.
Logo no início da sessão, os desembargadores integrantes da 3ª Turma destacaram a presença de advogados mais novos, que se formaram na pandemia, e que nunca tinham participado de uma sessão presencialmente.
Após, o desembargador Elvecio Moura recebeu cerca de 100 estudantes de Direito da Faculdade Cambury, do Centro Universitário de Goiás – Unigoiás e da Escola Superior Associada de Goiânia – Esup, acompanhados, respectivamente, pelos professores Caroline Sperandio, Sávio e Isabelle Chehab.
De uma forma bem didática, o desembargador Elvecio falou aos acadêmicos dos cursos de Direito sobre a organização e o funcionamento do Tribunal. Ensinou-lhes, também, sobre a composição funcional das Turmas e do Pleno. Discorreu, ainda, sobre a realização das sessões nas Turmas do Regional.
Após uma breve exposição sobre o funcionamento do Tribunal e demais temas jurídico-trabalhistas, foi dado início ao julgamento dos processos que estavam em pauta e os estudantes ali permaneceram acompanhando, atentamente, a sessão, na modalidade híbrida, a fim de adquirir aprendizado prático para somar àquele teórico obtido nas suas faculdades.
As desembargadoras da 3ª Turma, Rosa Nair e Silene Coelho, e o juiz convocado César Silveira, se juntaram ao desembargador Elvecio Moura para uma análise didática dos processos judiciais, explicando aos acadêmicos temas importantes do Direito do Trabalho como, por exemplo, os requisitos caracterizadores da relação de emprego.
DepoimentosEduardo, aluno da Escola Superior Associada de Goiânia – Esup, destacou que a visita ao Tribunal tem um valor muito grande. “Termos tido contato com a prática trabalhista foi muito enriquecedor”, avaliou.
Ana Cláudia, também aluna da Escola Superior Associada de Goiânia – Esup, afirmou que a experiência foi muito boa e que ela e seus colegas de faculdade foram muito bem recebidos pelos servidores e desembargadores do Regional. “O aprendizado aqui adquirido complementa muito bem aquele que temos estudado em sala de aula”, ressaltou. Ela finalizou dizendo que a exposição dos desembargadores foi muito didática.
As sessões de julgamento são transmitidas ao vivo, têm áudios gravados e separados por processo e disponibilizados no site do tribunal, bem como os vídeos para posterior visualização. Outro aspecto importante, no que diz respeito à promoção da acessibilidade, é que todas as sessões contam com intérprete de libra desde o início deste ano.
Comunicação Social/TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br