
Paisagens exuberantes do trajeto e os ciclistas incansáveis, sob sol, poeira, vento, mas muita disposição para concluir o passeio

José Garrote, desembargador Geraldo Rodrigues, juiz Luciano Crispim, desembargador Welington Peixoto, desembargador-presidente Daniel Viana e Edwaldo Stival
Um dia de aventura, esporte, saúde e muita conversa sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O pedal reuniu magistrados, servidores, advogados, funcionários terceirizados, empresários e atletas que acordaram cedo para seguir viagem. O ponto de partida foi o Fórum Trabalhista de Goiânia. Com as bikes a postos, capacete e equipamentos de proteção, cerca de 70 ciclistas percorreram mais de 60 quilômetros rumo a Nova Veneza.
Passaram por Santo Antônio de Goiás, enfrentaram asfalto, estradas de chão, subidas e descidas e muita poeira. A segurança dos participantes foi garantida por uma equipe e tanto: batedores da SMT, Corpo de Bombeiros, Unimed, Polícia Militar e equipe de segurança do TRT. A condução do comboio ficou por conta do grupo de pedal “100 Mimimi”.
O desembargador Welington Peixoto, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, agradeceu o apoio de todos que contribuíram para o evento. “O objetivo do pedal é dar visibilidade ao programa Trabalho Seguro e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O trabalhador sai de casa e a empresa tem que devolvê-lo da mesma forma”, afirmou.
Uma das paradas foi no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, na cidade de Nova Veneza. O espaço foi inaugurado este ano e é uma atração turística da cidade, faz um resgate histórico e cultural de 110 anos da influência da imigração italiana em Goiás. É um novo atrativo turístico na cidade e reproduz cenários de Veneza em sua fachada, terra de onde partiram os imigrantes que chegaram a Goiás por volta de 1910.
Alessandro Stival, idealizador do Instituto, ressaltou que a ideia é homenagear não só os italianos, mas todas as famílias desde a concepção de Nova Veneza. “O espaço também traz as memórias do casal Oswaldo e Edith, que são descendentes diretos das primeiras famílias de imigrantes do Vêneto e reconhecidamente os maiores benfeitores da Nova Veneza Contemporânea”, lembrou.
O final do trajeto foi na fazenda Lageado, com entrega de premiações, almoço e muita confraternização. O presidente do TRT, desembargador Daniel Viana Júnior, também participou do pedal. Tirou a magrela do armário e fez parte do percurso final, entre Nova Veneza e a fazenda. Segundo o presidente, a iniciativa incentiva o esporte e é uma forma de divulgar as ações do programa Trabalho Seguro.
Ele agradeceu os incentivadores e os patrocinadores do evento. “Vocês encamparam a ideia porque sabem o tanto que são importantes a saúde e segurança no trabalho. Infelizmente é uma realidade ainda engatinhando no Brasil e tudo o que é feito ainda é pouco. Por outro lado, é bom saber que os empregados estão cada vez mais conscientes e, em nome do TRT, meus agradecimentos por esta festa maravilhosa”, concluiu.
Lara Nercessian, diretora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, atleta e organizadora do evento afirmou que “foi um pedal de superação. Está todo mundo de parabéns”. Ela conta que no trecho mais difícil, entre Santo Antônio e Nova Veneza, muita gente desceu, empurrou a bicicleta, mas não desistiu.
Cláudio Reis, calculista do TRT, elogiou a organização do evento: “impecável e que muitos desses se repitam porque vale a pena trazer cada vez mais pessoas para o esporte, que é integração, terapia e só alegria”
A servidora Leiny Holanda também completou o passeio. Segundo ela, desde o início da pandemia, com a “vida fora do eixo”, a atividade física/pedal surgiu como um acalento naqueles meses de muito medo e angústias. “Isso despertou em mim uma paixão pelo ciclismo. Todavia, a coragem de fazer a primeira trilha só veio com esse projeto maravilhoso do nosso Tribunal. E que projeto! Que organização! Que clima gostoso! Que equipe! Obrigada, TRT, pela realização de mais um sonho. Bora marcar o próximo?”
José Garrote, presidente da Adial – Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás, um dos patrocinadores do evento, ressaltou a parceria com o Tribunal para levar aos trabalhadores da indústria a cultura da prevenção. “Nossa intenção é fazer sempre o certo e conscientizar pela educação porque não tem nada mais importante do que a vida”, concluiu.
José João Stival, filho do senhor Oswaldo e da senhora Edith, fundadores do Instituto Ítalo-Brasileiro, disse que a família está “imensamente grata por poder contribuir com o 1º Pedal Seguro”. Os participantes do evento foram recebidos de forma acolhedora na Fazenda Lageado, um pedaço do paraíso que reúne serras, matas e lago nos arredores de Nova Veneza.

Várias autoridades e empresários prestigiaram o evento: o vice-presidente Geraldo Nascimento, os desembargadores Kathia Albuquerque e Elvecio Moura, a conselheira federal da OAB-GO, Arlete Mesquita, o presidente da Amatra18, Fernando Rossetto, o presidente do Conselho da Adial e Adial Log, José Garrote, o diretor-executivo da Adial Log, Eduardo Alves, o assessor executivo da Adial, João Paulo, o presidente executivo da Adial, Tchequinho, o presidente da Asjustego, Joelson Lisboa, entre outros
FV/WF/LB – Comunicação Social – TRT-18
Confira abaixo a galeria de fotos. Acesse, ainda, a galeria integral de fotos em alta resolução (disponível até 28/8).
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br