1ª VT de Goiânia consegue maior rapidez no julgamento de processos, aponta Corregedoria

Publicado em: 29/07/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
A imagem mostra um grupo de cerca de 15 a 20 pessoas, entre homens e mulheres, de pé em um escritório moderno e bem iluminado. O ambiente possui divisórias de vidro, mesas e cadeiras de escritório ao fundo. As pessoas estão vestidas com trajes sociais ou esporte fino e posam juntas, olhando para a câmera.

Desembargadora-corregedora, Iara Rios, e equipe da 1ª Vara do Trabalho de Goiânia

A redução significativa do prazo médio de duração dos processos foi uma das principais constatações da desembargadora-corregedora do TRT-GO, Iara Rios, na correição realizada na 1ª Vara do Trabalho de Goiânia. De 2023 para 2024, a unidade judiciária conseguiu reduzir o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional (do ajuizamento da ação até a sentença) de 205 dias para 96 dias. A análise dos dados parciais, referentes ao período de janeiro a abril deste ano, sinalizou nova redução, com a queda do prazo para 82 dias. De acordo com a Corregedoria, esse é o menor prazo observado entre as 18 Varas Trabalhistas da capital.

A corregedora enalteceu o trabalho da unidade no controle dos prazos e reconheceu o esforço demonstrado pelos juízes titular, Alciane Margarida de Carvalho, e auxiliar, José Luciano de Carvalho na busca por maior rapidez no julgamento dos processos. Segundo a ata correicional, a redução no prazo foi obtida mesmo diante do aumento de 34,1% na demanda processual da 1ª VT de Goiânia em 2024.

Metas

Em 2024, a unidade alcançou três das quatro metas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com destaque para a meta 5, na qual a vara atingiu o grau de cumprimento de 119,2%. Essa meta avalia a taxa de congestionamento processual, correspondente ao percentual de processos pendentes em relação ao total tramitado nos 12 meses anteriores. 

Correição integrada

A correição na 1ª Vara do Trabalho de Goiânia foi realizada no formato de correição integrada. O novo modelo amplia a atuação da Corregedoria Regional ao envolver também as áreas de saúde, governança, gestão estratégica e governança de dados. A proposta é tornar o processo de correição mais eficiente, humanizado e voltado à melhoria do ambiente de trabalho nas unidades judiciárias.

A imagem mostra sete pessoas, um homem e seis mulheres, posando em fila em um ambiente interno. O homem está à esquerda, usando terno cinza e gravata vermelha. As mulheres usam trajes variados, incluindo blusas coloridas, saias, calças e blazers, em cores como azul, vermelho, amarelo, preto e marrom. Todos estão sorrindo levemente e olhando para a câmera. O fundo é neutro, com painéis de parede e parte de um quadro visível.

Desembargadora-corregedora, Iara Rios, com advogados e o diretor de Secretaria da Corregedoria, Marcelo Marques

Audiência pública

Participaram da audiência pública com a corregedora as advogadas Jaia Guerra, Valéria Anastácio, Milena Messias, Maria Eugênia Santana e Izabella Lorrayne Xavier. Na oportunidade, apresentaram elogios, críticas e sugestões em relação ao trabalho da VT.

Leia na íntegra a ata de correição da 1ª Vara do Trabalho de Goiânia.

Você também pode conferir outras atas de correição acessando o site no seguinte caminho: Portal TRT-18ª > Institucional > Corregedoria > Documentos e Normas > Correições: Acesso às atas publicadas > Correições 2025

SM/WF/LN

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br