15ª Vara do Trabalho de Goiânia reduz prazo médio processual e se destaca na meta 5 do CNJ

Publicado em: 07/07/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Desembargadora-corregedora, Iara Rios, e equipe da 15ª Vara do Trabalho de Goiânia

A corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), desembargadora Iara Rios, concluiu a correição ordinária da 15ª Vara do Trabalho de Goiânia no dia 23 de junho. A Vara tem como titular o juiz Israel Adourian e como auxiliar a juíza Camila Vigilato. A corregedora observou que a unidade teve redução no prazo médio processual, passando de 149 dias em 2023 para 96 dias em 2024 e chegando a 93 dias em abril de 2025.

Em 2024, a 15ª Vara do Trabalho de Goiânia se destacou na meta 5 do Conselho Nacional de Justiça, com 124,4% de cumprimento. Essa meta mede a  taxa de congestionamento, que se refere ao percentual de processos não finalizados em relação ao total de processos que tramitou nos 12 meses anteriores. 

IGest

A correição também apurou o desempenho da 15ª VT de Goiânia no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) referente ao período de abril de 2024 a março de 2025. A unidade ficou em 19º lugar, entre 279 Varas do Trabalho existentes no país com a mesma quantidade de processos; 3º lugar entre 22 Varas do Trabalho existentes na região dentro da mesma movimentação processual; e 2º lugar entre as 18 Varas do Trabalho de Goiânia.

O IGest foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas Trabalhistas do país. Para tanto, apresenta um referencial numérico que sintetiza os indicadores de acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho.

Produtividade e recomendações

Segundo a ata correicional, a 15ª VT de Goiânia ficou abaixo do prazo médio ideal fixado pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias. A desembargadora-corregedora também fez recomendações à unidade judiciária. Uma delas é evitar expedir notificações por meio diverso do Domicílio Judicial Eletrônico, sempre que a parte estiver nele cadastrada. Iara Rios ainda reconheceu o esforço demonstrado pelos magistrados titular e auxiliar, na busca de uma prestação jurisdicional mais rápida.

A imagem mostra uma mulher com cabelos castanhos claros, vestindo uma camisa de seda rosa e calças escuras, falando em um microfone e segurando um celular rosa. Ela está em um ambiente com parede de madeira clara e um quadro branco ao fundo.

Desembargadora-corregedora, Iara Rios

Correição integrada

A 15ª VT de Goiânia serviu como piloto para o novo modelo de correição integrada adotado pela Corregedoria Regional do TRT-GO. Esse novo modelo inclui palestras para os servidores com temas na área de saúde, governança, estratégia e governança de dados.

A corregedora explicou que o novo modelo tem como inspiração o formato já adotado pelo TRT da 8ª Região (PA/AP), com foco na visão sistêmica, autorresponsabilidade e gestão estratégica. “Nosso objetivo é detectar pontos que possam ser aperfeiçoados e trazer soluções já durante a visita. Para isso, contamos com o apoio de equipes da Saúde, da Governança, da Gestão Estratégica e da Gestão de Dados, porque entendemos que a melhoria da prestação jurisdicional passa também pelo cuidado com os servidores e pelo uso inteligente de ferramentas de gestão”, afirmou.

Iara Rios reforçou ainda que o foco do novo modelo vai além dos indicadores e metas. “Estamos lidando com pessoas, não apenas com números”, destacou ao mencionar que cuidar da saúde emocional e do bem-estar dos servidores é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho.

A imagem mostra sete pessoas, um homem e seis mulheres, posando em um escritório. O homem veste um terno cinza com gravata bordô. As mulheres vestem roupas variadas: uma blusa azul com saia preta, um terno vermelho, um blazer amarelo com calças cinzas, uma blusa de renda branca com calças pretas, um blazer preto com calças pretas, e um terno cor de camelo.

Desembargadora-corregedora, Iara Rios, com advogados e o diretor de Secretaria da Corregedoria, Marcelo Marques

Audiência pública

Participaram da audiência pública com a corregedora os advogados Jerônimo José Batista Júnior, Jaia Guerra, Valéria Anastácio e Izabella Lorrayne Xavier. Na oportunidade, elogiaram a atuação dos magistrados titular e auxiliar, com ênfase na postura em audiências. 

Leia na íntegra a ata de correição da 15ª Vara do Trabalho de Goiânia.

Você também pode conferir outras atas de correição acessando o site no seguinte caminho: Portal TRT-18ª > Institucional > Corregedoria > Documentos e Normas > Correições: Acesso às atas publicadas > Correições 2025

SA/AB/JA/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br