Programa Trabalho, Justiça e Cidadania inicia atividades de 2025 em escolas municipais de Goiânia

Publicado em: 29/04/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Um ângulo amplo mostra um grande grupo de jovens, provavelmente estudantes, sentados em cadeiras de plástico brancas dentro de um espaço coberto que se assemelha a um ginásio. Eles estão todos sorrindo e segurando pequenos objetos amarelos em suas mãos levantadas. Vários adultos estão sentados entre eles e nas extremidades do grupo, também sorrindo.

Estudantes da Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem durante visita do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) iniciou suas ações de 2025 com visitas à Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem, em Goiânia, na sexta-feira e no sábado (25 e 26/4). Ao longo do ano, sete escolas da rede municipal serão contempladas com atividades que promovem o conhecimento sobre direitos fundamentais, legislação trabalhista e cidadania entre estudantes e comunidades locais.

A equipe do TJC foi recepcionada pelo diretor da escola, Edésio Fernandes, que destacou a relevância do projeto. “É uma honra sediar uma iniciativa que conscientiza alunos e famílias sobre a importância do trabalho e alerta para formas de exploração, como o tráfico de pessoas”, afirmou.

Uma das ações do projeto é a distribuição de cartilhas da Turma da Mônica, que abordam temas como trabalho infantil, direitos trabalhistas, funcionamento do Poder Judiciário, migração e tráfico humano. A inclusão dos temas relacionados a migrantes e tráfico de pessoas passou a integrar o programa neste ano, em razão de uma parceria com o Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante. As cartilhas serão utilizadas durante o ano letivo como material de apoio em sala de aula.

Na sexta-feira, as psicólogas do TRT-GO, Gabriela de Castro e Marina Cançado, ministraram uma palestra sobre prevenção ao tráfico de pessoas. Elas alertaram os estudantes sobre como identificar propostas de trabalho suspeitas, que prometem realização de sonhos, mas podem se tratar de falsas promessas com graves consequências.

Uma mulher vibrante, vestindo leggings laranjas e uma regata colorida, alonga-se dinamicamente em frente a uma baliza de futebol. Seus braços estão erguidos acima da cabeça, dobrados nos cotovelos, enquanto ela se inclina para a direita com uma expressão alegre no rosto. Ela tem cabelos escuros presos em um rabo de cavalo e parece estar em uma instalação esportiva coberta ou interna bem iluminada, com uma cerca de arame visível ao fundo.

Atriz Andreza Moura durante apresentação

Teatro

Direitos trabalhistas e a importância do trabalho seguro foram apresentados de forma lúdica por meio de uma peça teatral dirigida por Samuel Baldani e interpretada pela atriz Andreza Moura. A encenação abordou o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e os riscos do tráfico humano.

Depoimentos

O juiz do Trabalho e presidente da Amatra18, Cleidimar Castro, falou aos estudantes sobre a importância da responsabilidade com os compromissos diários e do esforço necessário para alcançar um futuro digno e com trabalho decente. A professora Malu Ramos, representante da Secretaria Municipal de Educação, destacou o uso dos gibis como recurso pedagógico e o incentivo à leitura, que resultará na produção de redações premiadas ao final do programa.

Representando o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), a advogada Fabiane Vinhal conduziu uma leitura de poesias com os alunos, em alusão ao Dia Mundial do Livro (23/4). O momento também contou com apresentações culturais de dança e música feitas pelos próprios estudantes, que surpreenderam o público. Os alunos receberam ainda um lanche oferecido pelas empresas McDonald’s e Piracanjuba, apoiadoras do projeto.

No sábado, a escola abriu as portas para alunos e familiares, que assistiram a uma palestra sobre educação financeira ministrada por representantes do Sicoob.

Sobre o Programa

O TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com coordenação regional em Goiás realizada pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18). As ações contam com o apoio do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. O programa também é patrocinado por empresas como o McDonald’s e o Grupo Piracanjuba.

A próxima escola a receber o programa será a Escola Municipal João Vieira da Paixão, nos dias 9 e 10 de maio. Confira a agenda completa das visitas:

Cronograma 2025:
  • 9 e 10/5: Escola Municipal João Vieira da Paixão
    Rua SB 14 – Residencial Solar Bouganville

  • 30 e 31/5: Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista
    Rua 15 de Novembro, s/n – Setor Estrela Dalva

  • 13 e 14/6: Escola Municipal Amélia Fernandes
    Rua Ocanan, nº 50 – Parque Acalanto

  • 15 e 16/8: Escola Municipal Professora Dalka Leles
    Rua OM-21 – Residencial Orlando de Morais

  • 5 e 6/9: Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi
    Rua 7 – Santos Dumont

  • 26 e 27/9: Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes

Confira a galeria abaixo:

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br