Thiago Arancam: tenor lírico brasileiro que está encantando o mundo

Publicado em: 12/04/2015
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

thiago_arancamChega a ser imperdoável que tantos brasileiros ainda não conheçam Thiago Arancam, o tenor lírico que, embora jovem, já tem uma trajetória brilhante, recheada de prêmios ao redor do mundo. O jovem tenor iniciou seus estudos em São Paulo e, pouco depois de se formar, em 2004, foi convidado a frequentar a conceituada Accademia de Canto Lírico do Teatro alla Scala, em Milão, Itália. Depois disso, não parou mais, rodando o mundo interpretando canções de ópera. Em 2014, lançou o álbum “Il Mondo” pela Sony Music, que contempla um mix de canções populares em português, inglês, espanhol e italiano.

Thiago Arancam está na programação da Rádio TRT Goiás. Confira abaixo um resumo de sua biografia e carreira.

Biografia
Thiago Arancam começou seus estudos musicais em São Paulo, em 1998, na “Escola Municipal de Música” e continuou na “Faculdade de Música Carlos Gomes”, onde se forma em “Canto Erudito” no ano de 2003. Participou do V Concurso Internacional de Canto Erudito Bidu Sayão em 2004, onde conquistou o “Prêmio Revelação” e, com ele, a bolsa de estudo do projeto “VITAE”.

Logo depois, é convidado a frequentar a conceituada “Accademia de Canto Lírico do Teatro alla Scala” de Milão, sob direção da famosa soprano Leyla Gencer, tornando-se o primeiro brasileiro a ingressar nesta academia, onde encontra o atual maestro de técnica vocal, Vincenzo Manno.

Estreia em concerto lírico no “Alla Scala” no dia 27 de Fevereiro de 2015 e participa depois de diversos concertos e produções de ópera.

Em 2007, apresenta-se em uma tournée com a “Orchestra Sinfônica do Friuli-Venezia Giulia”: quatro concertos de árias de zarzuela e de canções clássicas espanholas, e no dia 24 de junho diploma-se em “Canto Lírico” no Teatro alla Scala de Milão.

Recebe em Bolzano, Itália, o prestigioso prêmio pela melhor voz lírica emergente, o “Premio Alto Adige – Talento Emergente della Lirica 2007/2008″, pela “Associação Amigos da Lirica L’Obiettivo”.

Em dezembro, debuta na ópera “Le Villi” de G. Puccini, interpretando Roberto, nos teatros Coccia de Novara e Sociale de Mântua.

Em 2008, participa de uma tournée nos Emirados Árabes com a orquestra da Accademia do Teatro alla Scala e de dois concertos de grande sucesso com a Orquestra Camerata Brasil, de Brasília, sob a regência do maestro Sílvio Barbato.

Por ocasião das comemorações do dia da independência, se apresenta na embaixada do Brasil em Roma.

Participou do conceituado concurso lírico internacional Operalia 2008, organizado pelo tenor Plácido Domingo, onde ganha três prêmios: Prêmio Zarzuela, Prêmio do Público, e Segundo Prêmio Ópera. Escolhido por Plácido Domingo, estreia o papel de Don Josè (Carmen, de Georges Bizet) no Washington National Opera, EUA, ao lado da mezzosoprano Denyce Graves, e regido pelo maestro Julius Rudel.

Em 2009, debuta como o personagem Cavaradossi (da ópera Tosca, de Giacomo Puccini) em Frankfurt, Conte Maurizio (da ópera Adriana Lecouvreur, de Francesco Cilea) no Teatro Regio di Torino, Radames (da ópera Aida, de Giuseppe Verdi) em Sanxay, França, e se apresenta em Londres em um recital em St. John’s (Rosenblatt Recitals).

(Fonte da biografia: wikipedia – adaptado)

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br