TRT-18 disponibiliza guia-intérprete para visita de pessoas surdocegas ao Tribunal

Glossário Jurídico
Foto mostra uma pessoa segurando a mão de outra e fazendo a comunicação por sinais.

O atendimento é prestado por profissional capacitada em libras com ênfase em bilinguismo

O TRT-18 tem guia-intérprete disponível com possibilidade de atendimento ao público surdocego que venha visitar a sede do Tribunal em Goiânia, em eventos e ações institucionais. O serviço é prestado por empresa terceirizada e, por isso, deve ser solicitado com 72 horas de antecedência.

Quem quiser utilizar o serviço deve informar a Comunicação Social pelo e-mail comunicacao@trt18.jus.br ou ligar para o telefone (62) 3222-5417 informando dados de contato da pessoa a ser assistida, data de visita, horário e duração.

Este serviço não se destina a pessoas que sejam parte ou testemunha em processos, pois o procedimento para esta solicitação é feito em juízo. Nesses casos, o juiz nomeia intérprete no processo para o caso específico que seja designado por um perito.

O serviço será prestado por profissionais habilitados para a interpretação das falas, descrição das pessoas e do ambiente, para que as pessoas surdocegas possam se orientar de acordo com o contexto, conforme os procedimentos previstos na ABNT NBR 15599. O serviço será executado somente ao vivo na forma presencial quando demandado. O guia deverá garantir fidedignidade, imparcialidade e impessoalidade na prestação do serviço.

A pessoa surdocega é aquela que tem o comprometimento de visão e audição juntos. Eles podem apresentar diferentes graus de perda. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Brasil tem mais de 18,5 milhões de pessoas com deficiência.

Compromisso

Com mais uma iniciativa, o TRT de Goiás firma seu compromisso com a acessibilidade da pessoa com deficiência. O Tribunal foi o primeiro órgão da Justiça do Trabalho a disponibilizar janela com intérprete de libras em todas as sessões de julgamento, o que ocorre desde 2022. Eventos institucionais e palestras já contam com esse recurso desde 2021. Além disso, palestrantes, desembargadores e servidores passaram a realizar audiodescrição nos eventos e sessões de julgamento desde 2023, garantindo o acesso pleno das pessoas com baixa visão ou cegas. 

Também há investimento na acessibilidade dos prédios da Justiça do Trabalho em Goiás. O Tribunal conquistou o prêmio da 2° edição do Prêmio Justiça do Trabalho Acessível com o projeto “TRT Sem Barreiras”. O projeto mapeou itens que são importantes para a acessibilidade e estabeleceu pesos para calcular o quanto cada prédio do TRT-18 é acessível. Ao final, o percentual de acessibilidade do Tribunal passou de 87,09% (2019) para o índice atual de 98,91%.

AF/LN/WF

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.