Projeto Ouvidoria Ativa visita Rio Verde

Glossário Jurídico
Dezenas de pessoas posando para a foto em um ambiente fechado com duas luminárias ao centro

Dezenas de profissionais da advocacia participaram do segundo encontro da Ouvidora Ativa, desta vez em Rio Verde

O município de Rio Verde, no sudoeste goiano, foi o segundo a ser contemplado com o projeto Ouvidoria Ativa, desenvolvido pela Ouvidoria da Justiça do Trabalho de Goiás. O encontro foi realizado na sede da Subseção da OAB de Rio Verde no dia 5 de abril e contou com a participação de 60 pessoas entre advogados, magistrados, servidores e estagiários.

mulher em pé ao microfone, duas poltronas do lado e um homem sentado em uma delas

Desembargadora Kathia Albuquerque

Na ocasião, a desembargadora-ouvidora do TRT-18, Kathia Albuquerque, e o desembargador Paulo Pimenta, vice-ouvidor, falaram dos serviços prestados pela Ouvidoria e ouviram as manifestações dos profissionais da advocacia. “A nossa função é ouvir vocês para prestarmos cada vez mais serviços de qualidade”, ressaltou a desembargadora. Ela mencionou a humanização do processo e da ética para que a Justiça possa prevalecer sempre. “Em cada processo é a vida de uma pessoa que está em jogo e o advogado nos auxilia a buscar a verdade”, concluiu.

Para o desembargador Paulo Pimenta o diálogo franco e aberto de todas as categorias envolvidas no atendimento da Justiça do Trabalho – advocacia, magistratura e servidores – “faz com que cada uma delas perceba e passe a compreender melhor as dificuldades e exigências vivenciadas pelas demais, construindo caminhos de empatia que certamente repercutirão numa melhoria dos serviços prestados e aumento da satisfação de todos. A Ouvidoria Ativa quer ser catalizadora desse processo”, comentou.

Homem de terno azul e gravata amarela falando ao microfone

Desembargador Paulo Pimenta

De acordo com o presidente da Subseção da OAB em Rio Verde, o advogado Alessandro Gil, o projeto foi “extremamente importante” e contou com a participação de muitos advogados. Ele já solicitou que nova edição seja feita em 2025. “É algo que nunca tinha ainda acontecido aqui na nossa cidade, mesmo levando-se em consideração a relevância de Rio Verde, a importância para todo o estado, a quantidade de advogados que nós temos inscritos aqui, e é uma oportunidade única de aproximar o judiciário, o TRT, a ouvidoria, os magistrados, os servidores da Justiça do Trabalho, advogados e advogadas”, ponderou.

O profissional afirmou, ainda, que o encontro deve ser comemorado porque é questão de humanização, de busca da satisfação do jurisdicionado. “É uma questão, sem sombra de dúvida, de alinhamento da advocacia com o Judiciário, de estreitamento de laços”, avaliou.

A advogada Cleonice Mota representante da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção de Rio Verde, parabenizou e agradeceu o TRT-18 pela iniciativa. “Achei fantástico o projeto Ouvidoria Ativa e o encontro da Ouvidoria com a advocacia Rio-Verdense e cidades adjacentes foi extremamente proveitoso e renderá muitos frutos positivos”, afirmou.

Homem de terno cinza escuro e gravata vermelha falando em pé ao microfone

Advogado Alessandro Gil

Ela acrescentou a importância da interlocução da Ouvidoria com a advocacia trabalhista e a sociedade para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho. “Penso que em tempos tão midiáticos essa aproximação pode inclusive humanizar mais a prestação jurisdicional”, concluiu.

Durante o encontro, também foram abordados temas como transparência, atuação e funcionamento da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher, além da avaliação dos serviços prestados pelo Tribunal. A desembargadora-ouvidora falou do Programa de Prevenção ao Trabalho Infantil, do qual é gestora regional, e disse que a Ouvidoria do TRT-18 também é um canal para receber denúncias de crianças em situação de trabalho infantil. Ela ainda mencionou a questão do assédio da mulher em casa e que a unidade está preparada para receber denúncias de violência doméstica. “É importante que a Ouvidoria seja parceira nestas causas e um canal para receber denúncias e encaminhá-las”, ressaltou.

Mulher de vestido cinza escuro falando em pé ao microfone

Advogada Cleonice Mota

O servidor Jorge Luis Machado, ouvidor auxiliar, falou sobre os serviços disponibilizados pela unidade, como os canais para recebimento de manifestações da advocacia e da comunidade. Ele informou que todas as sugestões, reclamações, denúncias e elogios feitos foram anotados e terão o devido encaminhamento.

Também participaram do encontro os juízes Daniel Branquinho, titular da 2ª Vara do Trabalho de Rio Verde, Samara Moreira, titular da 1ª VT, Lívia Gondim, titular da 3ª VT, e Marcela Schutz, juíza auxiliar do Foro de Rio Verde, os advogados Ronie Gonçalves, presidente da Subseção de Santa Helena de Goiás, e Cristiane Oliveira, vice-presidente da Subseção de Santa Helena de Goiás.

O projeto Ouvidoria Ativa teve início em 2023 e deve se estender a outras localidades do Estado, com foco na participação do cidadão, na defesa da transparência e no constante aperfeiçoamento do serviço público prestado pela Justiça do Trabalho em Goiás.

Galeria de fotos:

FV/WF

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.