TRT-18 recebe prêmio de acessibilidade com o projeto “TRT Sem Barreiras”

Publicado em: 20/09/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto colorida mostrando integrantes do TRT-18 ao lado de representantes do TST e do CSJT enquanto recebem prêmio de acessibilidade. Trata-se de oito pessoas, sendo elas três mulheres e cinco homens, usando roupas formais e sorrindo para foto. Duas mulheres e um homem seguram certificados e uma mulher, ao centro, segura um troféu com a logo da Justiça do Trabalho e a palavra "acessível".

A desembargadora Iara Rios e os servidores Paulo de Castro, Célvora de Oliveira e Fabiane de Paula representaram o TRT-18 na premiação

O TRT-18 foi premiado na 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho Acessível, realizada nesta terça-feira (19/9). O Regional concorreu com o projeto “TRT Sem Barreiras – Acessibilidade Contínua e Permanente (ACP)” na categoria “Dimensão arquitetônica”. A Secretaria de Manutenção e Projetos (SMPROJ) do TRT-18 foi a responsável pela implementação do projeto nos prédios do Tribunal.

A solenidade aconteceu durante o seminário “Capacitismo e interseccionalidade: experiências específicas, desafios coletivos” e reconheceu as melhores práticas relacionadas à acessibilidade na justiça trabalhista. A premiação é promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Sobre o projeto

O “TRT Sem Barreiras” é de autoria dos servidores Paulo Sérgio de Castro, engenheiro, e Fabiane de Paula, arquiteta, e tem como objetivo garantir o acesso amplo e irrestrito de pessoas com deficiência às dependências do TRT-18 por meio da remoção das barreiras físicas e arquitetônicas, além da implantação de sinalização visual, sonora e tátil. A iniciativa estabeleceu rotas acessíveis, padronizando soluções de autonomia, conforto e segurança para todos.

O projeto mapeou itens que são importantes para a acessibilidade e estabeleceu pesos para calcular o quanto cada prédio do TRT-18 é acessível. As reformas nos edifícios foram planejadas de acordo com a pontuação de cada construção, buscando eliminar os obstáculos físicos e incluir elementos de acessibilidade como piso tátil e sinalização em braile. Com isso, o percentual de acessibilidade do Tribunal passou de 87,09% (2019) para o índice atual de 98,91%.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do “TRT Sem Barreiras”.

Comunicação Social/TRT-18, com informações do CSJT

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br