Foro de Anápolis recebe desembargador-corregedor para correição e unidades são elogiadas

Glossário Jurídico

A correição das quatro Varas do Trabalho (VT) de Anápolis (GO) foi concluída pelo desembargador-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), Eugênio Cesário. Foi avaliado o resultado do trabalho do período de 1º/11/2022 a 31/10/2023.

O corregedor ressaltou que a 1ª, a 3ª e a 4ª VTs foram agraciadas com o prêmio Selo Metas, na categoria Diamante, pelo cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2022. Em relação a 2023, no período compreendido entre janeiro e outubro, as unidades cumpriram as quatro metas do CNJ (meta 1 – julgamento de mais processos que os distribuídos, meta 2 – julgamento de processos mais antigos, meta 3 – estímulo à conciliação e meta 5 – redução da taxa de congestionamento).

Audiência Pública

Durante os trabalhos correicionais no Foro de Anápolis, participaram da audiência pública os seguintes integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Anápolis: Flaviana dos Santos (secretária da Seccional da Comissão do Direito do Trabalho) e Janaína Coelho (representando a diretoria da OAB). Elas elogiaram a excelência na prestação de serviços pela Justiça do Trabalho goiana e destacaram o cordial tratamento dispensado aos advogados pelos servidores das Varas do Trabalho do Foro de Anápolis. Afirmaram ainda aguardar com boa expectativa a nova sede trabalhista da cidade.


1ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)
Foto colorida do corregedor com a equipe da 1ª VT de Anápolis. Tratam-se de oito pessoas, sendo cinco homens de pé ao fundo, e um homem e duas mulheres sentados à frente.

Desembargador Eugênio Cesário com equipe da 1ª Vara do Trabalho de Anápolis.

No relatório mais recente do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), a unidade apresentou o seguinte desempenho: 166º lugar entre as 568 varas do trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; 10º lugar entre as 13 varas do trabalho existentes na região dentro da mesma movimentação processual; e 4º lugar entre as quatro varas do trabalho de Anápolis.

No período correicionado, a Vara realizou um total de 460 audiências de instrução. E, por fim, com relação ao prazo médio para a solução do processo (prestação jurisdicional), em 2022, chegou a 108 dias e, em 2023, passou para 113 dias. O corregedor deixou de fazer qualquer recomendação, uma vez que o prazo médio ideal é de 120 dias.

2ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)
Foto colorida do corregedor com a equipe da 2ª VT de Anápolis. Tratam-se de onze pessoas, sendo sete homens de pé ao fundo e quatro mulheres sentadas à frente.

Corregedor com a equipe da 2ª VT de Anápolis.

No relatório do IGest, a VT alcançou o seguinte desempenho: 134º lugar entre as 568 varas do trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; 8º lugar entre as 13 varas do trabalho existentes na região dentro da mesma movimentação processual; e 2º lugar entre as quatro varas do trabalho de Anápolis.

A unidade realizou, no período objeto da correição, um total de 611 audiências de instrução. Entretanto, o desembargador-corregedor salientou que o prazo para a prestação jurisdicional está acima do prazo médio ideal, que é de 120 dias. O corregedor recomendou a redução e adequação do prazo à meta fixada pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias.

3ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)

No IGest, a 3ª VT ficou em 110º lugar entre as 568 varas do trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; 7º lugar entre as 13 varas do trabalho existentes na região dentro da mesma movimentação processual; e 1º lugar entre as quatro varas do trabalho de Anápolis.

Foto colorida do corregedor com a equipe da 3ª VT de Anápolis. Tratam-se de onze pessoas, sendo nove homens e duas mulheres. Eles estão de pé, atrás de uma mesa e posando para foto.

Equipe da 3ª VT de Anápolis com o corregedor, desembarador Eugênio Cesário.

Foram realizadas na unidade jurisdicional, no período analisado na correição, um total de 532 audiências de instrução. Além disso, no período, o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional ficou acima da média estabelecida pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias, e o desembargador-corregedor recomendou a redução e adequação do prazo à meta regional. 

4ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)

No relatório do IGest, a 4ª VT apresentou o seguinte desempenho: 130º lugar entre as 568 varas do trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; 9º lugar entre as 13 varas do trabalho existentes na região dentro da mesma movimentação processual; e 3º lugar entre as quatro varas do trabalho de Anápolis.

Foto colorida do corregedor com a equipe da 4ª VT de Anápolis. Tratam-se de nove pessoas, sendo seis homens e três mulheres. Eles estão de pé, atrás de uma mesa e posando para foto.

Corregedor com a equipe da 4ª VT de Anápolis.

A Vara realizou, no período avaliado na correição, um total de 544 audiências de instrução. E, por fim, o corregedor observou que a unidade baixou o prazo médio ideal para a entrega da prestação jurisdicional de 140 dias para 108 dias, ficando abaixo da meta fixada pela Corregedoria Regional. O desembargador parabenizou os juízes pela redução no prazo médio da duração dos processos na unidade.

Jurisdição

As Varas do Trabalho de Anápolis possuem jurisdição sobre os seguintes municípios: Anápolis (sede da jurisdição), Abadiânia, Alexânia, Campo Limpo de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Jesúpolis, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Silvânia e Terezópolis de Goiás.

Confira abaixo a análise completa das correições ordinárias nas quatro unidades do Foro de Anápolis:

1ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)

2ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)

3ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)

4ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO)

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.