O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou os resultados da sexta edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário – ano 2023. O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) conquistou o quinto maior percentual com 96,59% junto com o TRT-6 (PE) e TRT-13 (PB). Nesta sexta edição do ranking, 73 dos 94 órgãos de Justiça atingiram mais de 90% de cumprimento das metas de transparência – na edição anterior, 66 tribunais haviam alcançado esse nível.
O Ranking, instituído pela Resolução CNJ 260/2018, é divulgado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. O Ranking da Transparência do Poder Judiciário impacta diretamente no Prêmio CNJ de Qualidade. Quanto mais alta for a pontuação, mais pontos o tribunal ganha na avaliação do prêmio.
Esta edição do ranking está organizada por categoria, conforme o segmento da Justiça. Os itens sob avaliação estão distribuídos em dez temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; as passagens e diárias concedidas; a remuneração de membros e servidores; o campo denominado “Serviço de Informações ao Cidadão”; e ainda se o portal dos órgãos é acessível, sendo avaliado, por exemplo, se o órgão utiliza intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e se permite o acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência.
Na manhã desta terça-feira (29/8) o CNJ homenageou 12 tribunais que se destacaram nesta edição do Ranking da Transparência.
Confira o resultado do Ranking da Transparência 2023.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br